Pular para o conteúdo principal

AMIGO?

Hoje é o dia do amigo.
É nesse dia que as redes sociais se enchem de mensagens que só aparecem uma vez por ano. Duas, porque no natal também acontece a mesma falsidade generalizada.
Sempre me questionei sobre o verdadeiro significado de um amigo na vida do outro.
Particularmente não me coloco como amiga de pessoa alguma e tão pouco rotulo quem quer se seja como meu amigo ou amiga.
Simplesmente por que apesar de o ser humano estar cada vez mais frio e cruel, ainda busca no outro atributos que não fazem parte do pacote "AMIZADE".
Por exemplo, uma pessoa depressiva acredita que para o outro demonstrar sua fiel e verdadeira amizade precisa estar o tempo todo ao seu lado e o servir sempre que desejar, como psicólogo, mãe, Deus...
Não me cabe esse papel, por tanto eu passo para quem desejar.
Cada um tem seu próprio problema na vida e luta para vencer, ao mesmo tempo em que vive em sociedade, confraterniza, ama o próximo, etc.
O fato é que ao rotular-se como amigo, automaticamente o outro espera de você coisas quase que sobrenaturais, coisas que na maioria das vezes ele mesmo não faz.
Obviamente sou 100% adepta do carinho e afeto entre as pessoas, de parceiros para conversar, rir, se divertir, encontrar vários pontos em comum, aquela pessoa que você sente-se a vontade para compartilhar alguns segredos pessoais... na minha opinião tudo isso caracteriza uma boa amizade.
Mas infelizmente o que vejo por aí são pessoas sugando as outras e dizendo que isso sim é amizade.
Também noto com que facilidade essas amizades se desfazem.
O sentimento que rege a amizade não deveria ser o amor?
Porém o amor que é apresentado na amizade sente inveja, ciúme, é mesquinho, egoísta e se vitimiza.
Um amor que muitas vezes se esvai por razões tolas.
É por essas e por outras que não me permito rotular-me como amiga.
Sinto-me livre para amar as pessoa, me dedicar enquanto puder, ouvi-las, compreendê-las, sem a obrigação de ter que agir assim mesmo quando não estiver em condições.
Minha fidelidade, presença, companheirismo, compreensão e resoluções em tempo integral com 100% de entrega, dedico a mim. Até por que, se não estiver bem comigo mesma não serei capaz de ajudar quem quer que seja. O amor precisa começar em nós.

REFLEXÃO DO DIA:
"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão." 
(Provérbios 17:17) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/pv/17
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

  1. É, não considero uma revolta mas sim uma realidade constatada em meus 39 anos de vida. Como disse, não nego meu amor, companheirismo e atenção a quem meu coração sinalizar, você sabe disso. Mas quero ter o direito de poder me abster quando não estiver em condições de fazê-lo. É aí que mora o peso da tal amizade, as pessoas não respeitam isso e se vitimizam, por isso prefiro não assumir esse posto e nem colocar qualquer pessoa nele por que caracteriza-se automaticamente uma via de mão dupla.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!
solangelimaproducoes@hotmail.com

Postagens mais lidas

VOCÊ É LÂMPADA OU VELA?

Qual a fonte de sua luz? Ser vela é poético e altruísta.  Tem luz própria e sua luz é compartilhada de forma a clarear quantos ambientes forem possíveis. Doa-se em favor do outro. Porém, desgasta-se no processo, se consome até que não reste mais nada, nenhum facho de luz.  A fonte é própria e finita, não há onde recarregar.  Ser lâmpada é iluminar sem se desgastar.  É ser luz buscando energia em outra fonte.  A fonte é Jesus , a luz do mundo .   A lâmpada se ilumina e leva a luz para os outros. Pode iluminar quantas pessoas e ambientes forem preciso, não há desgaste pois tem onde recarregar.  Tal qual a vela, a lâmpada é altruísta e doa-se em favor do outro, mas tem consciência que não é capaz de ser sua própria fonte de energia, que não consegue iluminar o mundo sem se desgastar.  Reconhece sua limitação e busca se alimentar antes de alimentar o outro. Você é vela ou lâmpada?  Você ilumina ou clareia?  ...

O TICO E O TECO

O TICO E O TECO Tenho os dois, mas funcionam alternadamente. É sério gente! Quando sou colocada em confronto ou sobre pressão, quando preciso pensar rápido eles entram em conflito e um se apaga, acho que desmaia, deixa o outro na mão. Ultimamente estou sendo colocada em situações onde os dois precisam trabalharem juntos. Eles não estão acostumados com essa rotina, então acabam ficando exaustos e não acontece aquele entrosamento que faz a coisa fluir melhor, afinal eles mal se conhecem, apesar de serem vizinhos. Tem sido uma experiência e tanto trabalhar com os dois ao mesmo tempo. As vezes conseguimos resultados surpreendentes, até me orgulho. Mas quando começam a exigir muito de nós, ter que pensar em várias coisas ao mesmo tempo, produzir várias coisas ao mesmo tempo, aí a casa cai. Acho que meus amiguinhos são bem cavalheiros, um sede espaço para o outro. Por isso que enquanto um trabalha o outro descansa. Mas o tal trabalho em equipe também precisa ser valorizado, principalmente pa...