Pular para o conteúdo principal

TRANSFERÊNCIA

O ser humano é especialista em transferir.
Transfere para o outro tudo o que lhe incomoda, pesa ou compromete.
É assim desde Adão e Eva.
Eva transferiu a culpa para Adão que por sua vez transferiu para a serpente.
Hoje, transferimos não apenas culpas mas também deveres, obrigações e até sentimentos.
Muita gente começa um relacionamento não por amar seu parceiro, mas por esperar que ele o ame e supra todas as suas carências emocionais, afetivas e sentimentais.
Ao longo da vida, vamos abrindo mão de nós mesmos e nos afastando mais e mais de nosso eu interior. Vamos deixando de nos amar, esquecemos de cuidar de nós, até que chega o momento em que esse amor nos faz falta, a vida cobra a fatura.
E aí, ao invés de olharmos para dentro de nós e nos reconciliarmos conosco, transferimos essa tarefa para outra pessoa e acreditamos cegamente que ela é a responsável por nos dar amor.
Transferimos para o outro a função que é nossa.
É você quem deve se amar!
E não esperar que uma outra pessoa faça isso por você.
O que fazemos é simplesmente esperar que o outro aceite, ame e valorize aquilo do qual abrimos mão.
Ainda que o outro seja capaz de te amar apesar de você, ainda haverá um vazio.
É o espaço reservado para o seu amor próprio, esse ninguém poderá preencher.
Razão pela qual tantos relacionamentos embora harmoniosos se rompem, se quebram, minguam. 
A cobrança constante, o peso colocado sobre o outro e a expectativa frustrada são os maiores vilões.
Ninguém consegue administrar algo que não lhe pertence, que não é seu, que desconhece.
Como esperar que outra pessoa aceite com leveza algo que tornou-se pesado para você?
É como doar uma roupa velha que deixou de ser interessante, que não está em perfeito estado. Tem buracos, está suja, manchada e descuidada.
É esperar que o outro se alegre com minhas sobras, quando este já tem a sua porção necessária.
Então, se você não se sente interessante, não gosta de sua companhia, não se ama e abriu mão de você, não espere e não cobre do outro:  Amor, atenção, respeito, valorização e interesse.
O que não serve para você também não serve para o outro.
Doamos o que está bom, em perfeito estado.
E a doação é sua, significa que é você quem deve doar seu amor, compartilhar o que há de bom em você.
Mas em geral as pessoas não se doam, transferem seus sentimentos. Transferem seu amor próprio para que o outro cuide, ame, faça frutificar e depois reparta os frutos entre eles.
Não há justiça e tão pouco sabedoria nisso.
Pare de transferir!
Responsabilize-se pelo que está sob seus cuidados.
Cultive sua semente e depois da farta colheita doe parte de seus frutos, pois é dando que se recebe.
Dê, mas dê aquilo que tem de melhor  e não esqueça de guardar e resguardar a porção que lhe cabe.

REFLEXÃO DO DIA:
"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma." 
(Eclesiastes 9:10) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/9
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "solangelimaproducoes@hotmail.com"

Comentários

Postagens mais lidas

VOCÊ É LÂMPADA OU VELA?

Qual a fonte de sua luz? Ser vela é poético e altruísta.  Tem luz própria e sua luz é compartilhada de forma a clarear quantos ambientes forem possíveis. Doa-se em favor do outro. Porém, desgasta-se no processo, se consome até que não reste mais nada, nenhum facho de luz.  A fonte é própria e finita, não há onde recarregar.  Ser lâmpada é iluminar sem se desgastar.  É ser luz buscando energia em outra fonte.  A fonte é Jesus , a luz do mundo .   A lâmpada se ilumina e leva a luz para os outros. Pode iluminar quantas pessoas e ambientes forem preciso, não há desgaste pois tem onde recarregar.  Tal qual a vela, a lâmpada é altruísta e doa-se em favor do outro, mas tem consciência que não é capaz de ser sua própria fonte de energia, que não consegue iluminar o mundo sem se desgastar.  Reconhece sua limitação e busca se alimentar antes de alimentar o outro. Você é vela ou lâmpada?  Você ilumina ou clareia?  ...

A CARA DA SABEDORIA

A sabedoria tem cara e nome, chama-se  humildade . Você pode constatar isso no texto bíblico de Tiago capítulo 3 versículo 13 que diz: "Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.   O mesmo Tiago, no versículo 17, diz que a sabedoria é pura , pacífica , moderada , tratável , cheia de misericórdia e bons frutos , sem parcialidade e sem hipocrisia.  Se você é aquela pessoa que não acredita na bíblia porque ela foi escrita por homens, se pergunte do porque então você acredita naquele autor, do livro incrível que você leu, passou a refletir sobre os temas abordados, e resolveu aplicá-los à sua vida. Veja a bíblia como um livro, só que tem diversos autores. É uma fonte de sabedoria e convenhamos... essas características da sabedoria, não te parecem algo muito bom de se desejar? A inteligência faz o caminho contrário. Ela te capacita a mascarar essas...