Pular para o conteúdo principal

SEU MORTO

Cada um com o seu

Nunca se falou tanto sobre morte como nos últimos 2 anos. Esse cenário é revelador, nos mostra muito do ser humano e sua individualidade coletiva. 
Deseja-se militar por uma igualdade de valorização da vida, no entanto, os mortos anônimos são velados por seus entes queridos que choram a perda e sofrem sua dor isoladamente. Já os famosos, os que merecem atenção, são velados em rede nacional, recebem aplausos, passeatas e abaixo-assinado. A verdade é que a dor é solitária, sempre foi e sempre será, mas os anônimos são solitários e abandonados.
O luto é completamente exclusivo, inesperado, individual e sombrio. Tem tempo, cheiro, cor, nuances e muita escuridão. Cada pessoa reage de forma única à sua perda. Há quem vele seu morto até que sua própria morte chegue. Há quem se negue a viver essa separação e siga a vida como se nada a tivesse chacoalhado. 
Há mortes que enterram histórias, há outras que enterram traumas, outras, desilusões, sonhos, planos e outras tantas que deixam cadáveres sobrevivendo à ela.
Hoje, dia 09 de junho de 2021, faz 8 anos que enterrei o meu morto. O mais vivo, fugaz, alegre, divertido e generoso ser que a morte levou de mim. Dias, meses, anos, décadas... o que é o tempo? Era tanta vida que o túmulo não foi capaz de conter. Ele está aqui, tão, tão vivo em mim! 
Não há sofrimento, não há dor, não mais. Mas sobra saudade, muita, muita e muita saudade. Aquele desejo quase infantil de tê-lo por uns minutos, só uns... Na individualidade da dor cada um lida com o seu morto, à sua maneira, no seu tempo, com sua intensidade. 
Celebre a vida! 
Na sua breviedade amanhã pode ser você a gerar solidão no coração de alguém. 
Um virús, um carro, uma moto, uma parada, uma política equivocada, um descaso, um ar interrompido.
Você só sabe que vai dormir, mas não sabe se vai acordar. Então viva, celebre, se proteja e proteja os seus. E no apagar das luzes lembre-se que cada um vela o seu morto em seu próprio coração, não espere coletividade, não chore o desamparo, é involuntário.


In memória de Hamilton Lima da Silva - meu irmão amado.
*19.03.1979
+09.06.2013



Por Solange Lima e-mail: solangelimaproducoes@hotmail.com WhatsApp (13) 98129 3515

Comentários

Postagens mais lidas

LAGARTIXAS(o monstro do pântano) - COMO VENCER O MEDO

No ano passado descobri que era uma pessoa normal. Achava que o medo descabido que tenho por lagartixas faziam de mim alguém com probleminhas, mas após postar aqui no blog sobre a minha fobia por esse ser abominável, encontrei muitas aliadas e fiquei tranquila em relação a minha sanidade. Não fazia idéia de que havia tanta gente no mundo com medo de lagartixa, medo não, pânico, pavor, fobia. O que mais me irrita é ouvir as pessoas "corajosas" dizerem que é um bichinho inofensivo, que não faz nada de mais, está ali pra limpar a casa, blá, blá, blá. Fala sério! Medo é medo, não tem explicação. Tem que respeitar o medo da pessoinha, tadinha. Me sentia incompreendida e sozinha no mundo, a mercê dessas zoíudas enxeridas que insistem em enfeitar as paredes da minha casa, até que descobri amiguinhas que compartilham da mesma fobia que eu. Recebi vários e-mails pedindo dicas de como se livrar dessas infelizes e como vencer o medo. Bem, se livrar de vez acho que nã

MEUS 41 ANOS

E LÁ SE VÃO 40 E TANTOS  Quando era menina sonhava em fazer 15 anos, achava linda essa idade. Depois que completei 15 almejava ansiosamente completar 18 para poder ser livre, tomar minhas próprias decisões, como se isso fosse possível com os pais que Deus me deu, mas não custava sonhar. Ao completar 20 me achava plena. Amava ter 20 e depois 20 e tantos anos, acho que me sentia cantada em versos pelo Fábio Jr em sua canção 20 e poucos anos, já que eu era muito fã dele. Sim, eu também tive um passado negro. Quando completei 30 anos surtei geral. Me soava pesado o som -   TRINTA! Tive minha filha com 29 e achava o máximo me iludir com a ideia de ter sido mãe com 20 e poucos anos, embora fossem 20 e muitos. Achava que não tinha como ficar mais velha do que isso, TRINTA ANOS! E quando menos percebi, quase que em um piscar de olhos eu estava com 40 anos. QUA - REN - TA ! O mais curioso é que diferentemente dos 30, me senti muito bem. Os 40 anos me trouxeram matu