Pular para o conteúdo principal

AMIGO?

Hoje é o dia do amigo.
É nesse dia que as redes sociais se enchem de mensagens que só aparecem uma vez por ano. Duas, porque no natal também acontece a mesma falsidade generalizada.
Sempre me questionei sobre o verdadeiro significado de um amigo na vida do outro.
Particularmente não me coloco como amiga de pessoa alguma e tão pouco rotulo quem quer se seja como meu amigo ou amiga.
Simplesmente por que apesar de o ser humano estar cada vez mais frio e cruel, ainda busca no outro atributos que não fazem parte do pacote "AMIZADE".
Por exemplo, uma pessoa depressiva acredita que para o outro demonstrar sua fiel e verdadeira amizade precisa estar o tempo todo ao seu lado e o servir sempre que desejar, como psicólogo, mãe, Deus...
Não me cabe esse papel, por tanto eu passo para quem desejar.
Cada um tem seu próprio problema na vida e luta para vencer, ao mesmo tempo em que vive em sociedade, confraterniza, ama o próximo, etc.
O fato é que ao rotular-se como amigo, automaticamente o outro espera de você coisas quase que sobrenaturais, coisas que na maioria das vezes ele mesmo não faz.
Obviamente sou 100% adepta do carinho e afeto entre as pessoas, de parceiros para conversar, rir, se divertir, encontrar vários pontos em comum, aquela pessoa que você sente-se a vontade para compartilhar alguns segredos pessoais... na minha opinião tudo isso caracteriza uma boa amizade.
Mas infelizmente o que vejo por aí são pessoas sugando as outras e dizendo que isso sim é amizade.
Também noto com que facilidade essas amizades se desfazem.
O sentimento que rege a amizade não deveria ser o amor?
Porém o amor que é apresentado na amizade sente inveja, ciúme, é mesquinho, egoísta e se vitimiza.
Um amor que muitas vezes se esvai por razões tolas.
É por essas e por outras que não me permito rotular-me como amiga.
Sinto-me livre para amar as pessoa, me dedicar enquanto puder, ouvi-las, compreendê-las, sem a obrigação de ter que agir assim mesmo quando não estiver em condições.
Minha fidelidade, presença, companheirismo, compreensão e resoluções em tempo integral com 100% de entrega, dedico a mim. Até por que, se não estiver bem comigo mesma não serei capaz de ajudar quem quer que seja. O amor precisa começar em nós.

REFLEXÃO DO DIA:
"Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão." 
(Provérbios 17:17) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/pv/17
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

  1. É, não considero uma revolta mas sim uma realidade constatada em meus 39 anos de vida. Como disse, não nego meu amor, companheirismo e atenção a quem meu coração sinalizar, você sabe disso. Mas quero ter o direito de poder me abster quando não estiver em condições de fazê-lo. É aí que mora o peso da tal amizade, as pessoas não respeitam isso e se vitimizam, por isso prefiro não assumir esse posto e nem colocar qualquer pessoa nele por que caracteriza-se automaticamente uma via de mão dupla.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!
solangelimaproducoes@hotmail.com

Postagens mais lidas

SEU MORTO

Cada um com o seu Nunca se falou tanto sobre morte como nos últimos 2 anos. Esse cenário é revelador, nos mostra muito do ser humano e sua individualidade coletiva.  Deseja-se militar por uma igualdade de valorização da vida, no entanto, os mortos anônimos são velados por seus entes queridos que choram a perda e sofrem sua dor isoladamente. Já os famosos, os que merecem atenção, são velados em rede nacional, recebem aplausos, passeatas e abaixo-assinado. A verdade é que a dor é solitária, sempre foi e sempre será, mas os anônimos são solitários e abandonados. O luto é completamente exclusivo, inesperado, individual e sombrio. Tem tempo, cheiro, cor, nuances e muita escuridão. Cada pessoa reage de forma única à sua perda. Há quem vele seu morto até que sua própria morte chegue. Há quem se negue a viver essa separação e siga a vida como se nada a tivesse chacoalhado.  Há mortes que enterram histórias, há outras que enterram traumas, outras, desilusões, sonhos, planos e outras ta...

DEVOCIONAL

Vida Abundante Quanto tempo você tem para Deus? Quando pensamos em devocional imaginamos aquele tempo exclusivo para estarmos com Deus aprimorando e fortalecendo nossa intimidade. Esse tempo é muito importante e de fato especial, único. No entando, temos que ter em mente que o Espírito Santo habita em nós e Cristo é a vida em nós. Isso se você é alguém que crer em Jesus como filho de Deus e salvador de sua vida, se O entregou seu coração. Considerando esse fato(da vida de Cristo em nós), e o fato de sermos o templo do Espírito Santo, é certo afirmar que nosso "tempo com Deus" é constante e ininterrupto. Isso significa que esteja você onde estiver, faça o que fizer, Deus estará bem ali, em você e com você.  Pensando nisso, vale a reflexão: Como tem sido o seu tempo com Deus? O que seus olhos tem observado? O que seus ouvidos tem ouvido? O que seu coração tem idealizado? Como teem sido seus relacionamentos? Ou seja, por onde você tem compartilhado Deus? De que forma? O que voc...