Pular para o conteúdo principal

POSIÇÕES INVERSAS

Muita gente tem a facilidade de magoar, ferir, aprisionar, desprezar, ignorar pessoas.
Claro que nada disso acontece sem que a outra parte(ainda que inconscientemente) permita.
Mas quero nessa postagem me ater a parte que se aproveita da fragilidade do outro, da doença emocional do outro, de seu estado de espírito alterado e de seu passado presente.
Geralmente pessoas assim agem como sanguessugas.
Se aproveitam da doação integral e completa da outra parte que no auge de sua cegueira causada por suas emoções adoecidas, se anulam em favor do outro.
Certo de que sua presença e "companhia" é o remédio para a solidão do outro os sanguessugas usam e abusam da benevolência de seus parceiros e amigos.
Engam, traem, esnobam, desqualificam, desprezam e se colocam à cima, posam de superiores e indispensáveis. Tratam a pessoa como um objeto, desses que ficam juntando pó sobre o móvel.
Não somam com elas, as usam. 
E o pior é que fazem isso sem sentir-se culpados ou errados. Acham que estão fazendo tudo certo e que não são egoístas, ao contrário, sentem-se bem por estarem fazendo alguém feliz com a sua presença.
Acham que os poucos momentos de convivência e as migalhas de carinho que oferecem, são mais que suficiente, é um pagamento justo.
Sempre que percebo alguém agindo assim e tenho liberdade com essa pessoa o suficiente para chamá-la à realidade, faço-a um convite, na verdade proponho um desafio:
Que tal você inverter os papéis?
Se coloque no lugar do outro por um dia, tente se imaginar nessa situação, inversa.
Imagine-se doando-se como o outro doa-se à você e recebendo apenas o que você dá.
Mais que isso, imagine-se sendo traído, enganado, desprezado, ignorado, e ainda assim, oferecendo o seu melhor, perdoando, anulando-se.
Esse convite estendo à todas as pessoas que de uma forma ou de outra usam outras, também vale para pessoas que julgam o próximo.
Sempre que se perceber julgando o seu próximo ou sendo muito assistido por ele, inverta as posições.
Não precisa ser literalmente, pode inverter no sentido figurado, imagine-se no lugar do outro.
A bíblia nos aconselha a fazermos ao outro aquilo que desejamos que ele nos faça.
Em outras palavras, não faço ao próximo aquilo que não deseja que façam à você.

REFLEXÃO DO DIA:
"E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também." 
(Lucas 6:31) -  http://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/6
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

  1. E ame o seu próximo como a si mesmo. Bastava isso... Aprender as santas palavras e obedecer. Beijos poéticos para você flor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!
solangelimaproducoes@hotmail.com

Postagens mais lidas

FOBIA DE LAGARTIXA

Você não é o(a) único(a) a temer esses monstros. Essa é a primeira informação que deves ter. Das mais de 600 postagens desse blog, essa é a campeã de leitura. Tem presença fixa em primeiro lugar na lista das mais lidas da semana. São mais de 6.791 pessoas que leram essa postagem, mais de 68 comentários, ou seja, pelo menos há mais 6.700 pessoas que sentem o mesmo medo que você, e esse número cresce todos os dias. Por tanto, ignore aqueles que te apontam tirando sarro do seu medo, cada um sabe o que sente. Agora, boa leitura! Espero que encontre aqui alguma ajuda. FOBIA   nome genérico das várias espécies de medo mórbido      aversão a alguma coisa Herpetofobia  — medo de répteis ou coisas que arrastam. Gente, quem aí tem medo de lagartixa ? Eu não tenho medo! Tenho pavor, pânico,terror, desespero... tudo o que você possa imaginar. Costumava ficar paralisada diante de uma quando era criança, só gritava sem parar, mas era incapaz de sair do lu

LAGARTIXAS(o monstro do pântano) - COMO VENCER O MEDO

No ano passado descobri que era uma pessoa normal. Achava que o medo descabido que tenho por lagartixas faziam de mim alguém com probleminhas, mas após postar aqui no blog sobre a minha fobia por esse ser abominável, encontrei muitas aliadas e fiquei tranquila em relação a minha sanidade. Não fazia idéia de que havia tanta gente no mundo com medo de lagartixa, medo não, pânico, pavor, fobia. O que mais me irrita é ouvir as pessoas "corajosas" dizerem que é um bichinho inofensivo, que não faz nada de mais, está ali pra limpar a casa, blá, blá, blá. Fala sério! Medo é medo, não tem explicação. Tem que respeitar o medo da pessoinha, tadinha. Me sentia incompreendida e sozinha no mundo, a mercê dessas zoíudas enxeridas que insistem em enfeitar as paredes da minha casa, até que descobri amiguinhas que compartilham da mesma fobia que eu. Recebi vários e-mails pedindo dicas de como se livrar dessas infelizes e como vencer o medo. Bem, se livrar de vez acho que nã