Pular para o conteúdo principal

POSIÇÕES INVERSAS

Muita gente tem a facilidade de magoar, ferir, aprisionar, desprezar, ignorar pessoas.
Claro que nada disso acontece sem que a outra parte(ainda que inconscientemente) permita.
Mas quero nessa postagem me ater a parte que se aproveita da fragilidade do outro, da doença emocional do outro, de seu estado de espírito alterado e de seu passado presente.
Geralmente pessoas assim agem como sanguessugas.
Se aproveitam da doação integral e completa da outra parte que no auge de sua cegueira causada por suas emoções adoecidas, se anulam em favor do outro.
Certo de que sua presença e "companhia" é o remédio para a solidão do outro os sanguessugas usam e abusam da benevolência de seus parceiros e amigos.
Engam, traem, esnobam, desqualificam, desprezam e se colocam à cima, posam de superiores e indispensáveis. Tratam a pessoa como um objeto, desses que ficam juntando pó sobre o móvel.
Não somam com elas, as usam. 
E o pior é que fazem isso sem sentir-se culpados ou errados. Acham que estão fazendo tudo certo e que não são egoístas, ao contrário, sentem-se bem por estarem fazendo alguém feliz com a sua presença.
Acham que os poucos momentos de convivência e as migalhas de carinho que oferecem, são mais que suficiente, é um pagamento justo.
Sempre que percebo alguém agindo assim e tenho liberdade com essa pessoa o suficiente para chamá-la à realidade, faço-a um convite, na verdade proponho um desafio:
Que tal você inverter os papéis?
Se coloque no lugar do outro por um dia, tente se imaginar nessa situação, inversa.
Imagine-se doando-se como o outro doa-se à você e recebendo apenas o que você dá.
Mais que isso, imagine-se sendo traído, enganado, desprezado, ignorado, e ainda assim, oferecendo o seu melhor, perdoando, anulando-se.
Esse convite estendo à todas as pessoas que de uma forma ou de outra usam outras, também vale para pessoas que julgam o próximo.
Sempre que se perceber julgando o seu próximo ou sendo muito assistido por ele, inverta as posições.
Não precisa ser literalmente, pode inverter no sentido figurado, imagine-se no lugar do outro.
A bíblia nos aconselha a fazermos ao outro aquilo que desejamos que ele nos faça.
Em outras palavras, não faço ao próximo aquilo que não deseja que façam à você.

REFLEXÃO DO DIA:
"E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também." 
(Lucas 6:31) -  http://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/6
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

  1. E ame o seu próximo como a si mesmo. Bastava isso... Aprender as santas palavras e obedecer. Beijos poéticos para você flor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!
solangelimaproducoes@hotmail.com

Postagens mais lidas

MEUS 41 ANOS

E LÁ SE VÃO 40 E TANTOS  Quando era menina sonhava em fazer 15 anos, achava linda essa idade. Depois que completei 15 almejava ansiosamente completar 18 para poder ser livre, tomar minhas próprias decisões, como se isso fosse possível com os pais que Deus me deu, mas não custava sonhar. Ao completar 20 me achava plena. Amava ter 20 e depois 20 e tantos anos, acho que me sentia cantada em versos pelo Fábio Jr em sua canção 20 e poucos anos, já que eu era muito fã dele. Sim, eu também tive um passado negro. Quando completei 30 anos surtei geral. Me soava pesado o som -   TRINTA! Tive minha filha com 29 e achava o máximo me iludir com a ideia de ter sido mãe com 20 e poucos anos, embora fossem 20 e muitos. Achava que não tinha como ficar mais velha do que isso, TRINTA ANOS! E quando menos percebi, quase que em um piscar de olhos eu estava com 40 anos. QUA - REN - TA ! O mais curioso é que diferentemente dos 30, me senti muito bem. Os 40 anos me troux...

VOCÊ É LÂMPADA OU VELA?

Qual a fonte de sua luz? Ser vela é poético e altruísta.  Tem luz própria e sua luz é compartilhada de forma a clarear quantos ambientes forem possíveis. Doa-se em favor do outro. Porém, desgasta-se no processo, se consome até que não reste mais nada, nenhum facho de luz.  A fonte é própria e finita, não há onde recarregar.  Ser lâmpada é iluminar sem se desgastar.  É ser luz buscando energia em outra fonte.  A fonte é Jesus , a luz do mundo .   A lâmpada se ilumina e leva a luz para os outros. Pode iluminar quantas pessoas e ambientes forem preciso, não há desgaste pois tem onde recarregar.  Tal qual a vela, a lâmpada é altruísta e doa-se em favor do outro, mas tem consciência que não é capaz de ser sua própria fonte de energia, que não consegue iluminar o mundo sem se desgastar.  Reconhece sua limitação e busca se alimentar antes de alimentar o outro. Você é vela ou lâmpada?  Você ilumina ou clareia?  ...