Pular para o conteúdo principal

EGOÍSMO FAZ BEM À SAÚDE

Fazer o bem sem olhar a quem.
Amar ao próximo como a ti mesmo e outros sábios conselhos e ordens foram dadas ao homem por Jesus Cristo, que obviamente conhecia a humanidade suficientemente bem para saber que escolheriam viver cuidando cada um de si sem se importar com o próximo.
A bíblia está repleta de conselhos do tipo: Não feche os ouvidos ao clamor do pobre!
No entanto, a mesma bíblia diz no segundo livro de Coríntios no capítulo 8 e versículos 11 a 14 que devemos ajudar, suprir as necessidades dos outros até onde começa a nossa, ou seja, devemos dar somente até onde temos e não nos sobrecarregarmos oferecendo o que não temos, ou temos apenas o suficiente para nós.
  • "Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem. Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão." (II Coríntios 8:12,13)
Tenho visto não uma nem duas vezes, caso de pessoas que se doam quase que 100% com a intenção de ajudar, de ver o outro aliviado de seus problemas pessoais, familiares, profissionais...
Pessoas que deixam de cuidar de si, abrem mão de sua saúde emocional, para dedicassem inteiramente aos outros, sejam parentes ou amigos.
Pessoas que permitem serem sugadas, terem chupadas todas as suas energias pelo outro.
Que posicionam-se como se tivessem obrigação e dever de suprir, apoiar, cuidar do bem estar do outro a qualquer hora e circunstância.
Tudo isso seria válido, desde que não prejudicasse o seu próprio bem estar.
Como diz explicitamente o texto bíblico, não é para que os outros tenham alívio e vós opressão.
É para dar o que você pode dar, até onde você aguenta.
Até onde não lhe sobrecarregue. 
Para essas pessoas acredito que um pouco de egoísmo, numa dose saudável tal qual um pequeno cálice de vinho todos os dias, seria de grande serventia.

  • EGOÍSIMO: Amor exclusivo de sua pessoa e de seus interesses. Conjunto de propensões ou instintos adaptados à conservação do indivíduo.(Michaelis)

Reflita um pouco sobre isso e pense que o próprio Deus nos instruiu a sermos cautelosos até mesmo na hora de nos doarmos em caridade.

REFLEXÃO DO DIA:
"Como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos."
(II Coríntios 8: 15) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/2co/8

  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!
solangelimaproducoes@hotmail.com

Postagens mais lidas

SEU MORTO

Cada um com o seu Nunca se falou tanto sobre morte como nos últimos 2 anos. Esse cenário é revelador, nos mostra muito do ser humano e sua individualidade coletiva.  Deseja-se militar por uma igualdade de valorização da vida, no entanto, os mortos anônimos são velados por seus entes queridos que choram a perda e sofrem sua dor isoladamente. Já os famosos, os que merecem atenção, são velados em rede nacional, recebem aplausos, passeatas e abaixo-assinado. A verdade é que a dor é solitária, sempre foi e sempre será, mas os anônimos são solitários e abandonados. O luto é completamente exclusivo, inesperado, individual e sombrio. Tem tempo, cheiro, cor, nuances e muita escuridão. Cada pessoa reage de forma única à sua perda. Há quem vele seu morto até que sua própria morte chegue. Há quem se negue a viver essa separação e siga a vida como se nada a tivesse chacoalhado.  Há mortes que enterram histórias, há outras que enterram traumas, outras, desilusões, sonhos, planos e outras ta...

DEVOCIONAL

Vida Abundante Quanto tempo você tem para Deus? Quando pensamos em devocional imaginamos aquele tempo exclusivo para estarmos com Deus aprimorando e fortalecendo nossa intimidade. Esse tempo é muito importante e de fato especial, único. No entando, temos que ter em mente que o Espírito Santo habita em nós e Cristo é a vida em nós. Isso se você é alguém que crer em Jesus como filho de Deus e salvador de sua vida, se O entregou seu coração. Considerando esse fato(da vida de Cristo em nós), e o fato de sermos o templo do Espírito Santo, é certo afirmar que nosso "tempo com Deus" é constante e ininterrupto. Isso significa que esteja você onde estiver, faça o que fizer, Deus estará bem ali, em você e com você.  Pensando nisso, vale a reflexão: Como tem sido o seu tempo com Deus? O que seus olhos tem observado? O que seus ouvidos tem ouvido? O que seu coração tem idealizado? Como teem sido seus relacionamentos? Ou seja, por onde você tem compartilhado Deus? De que forma? O que voc...