contato

A liberdade da solidão é a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós.(Khalil Gibran)



Whatsapp - (13) 98129 3515

O blog da Solange Lima Headline Animator

traduza este blog para o seu idioma

sexta-feira, 15 de abril de 2011

EGOÍSMO FAZ BEM À SAÚDE

Fazer o bem sem olhar a quem.
Amar ao próximo como a ti mesmo e outros sábios conselhos e ordens foram dadas ao homem por Jesus Cristo, que obviamente conhecia a humanidade suficientemente bem para saber que escolheriam viver cuidando cada um de si sem se importar com o próximo.
A bíblia está repleta de conselhos do tipo: Não feche os ouvidos ao clamor do pobre!
No entanto, a mesma bíblia diz no segundo livro de Coríntios no capítulo 8 e versículos 11 a 14 que devemos ajudar, suprir as necessidades dos outros até onde começa a nossa, ou seja, devemos dar somente até onde temos e não nos sobrecarregarmos oferecendo o que não temos, ou temos apenas o suficiente para nós.
  • "Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem. Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão." (II Coríntios 8:12,13)
Tenho visto não uma nem duas vezes, caso de pessoas que se doam quase que 100% com a intenção de ajudar, de ver o outro aliviado de seus problemas pessoais, familiares, profissionais...
Pessoas que deixam de cuidar de si, abrem mão de sua saúde emocional, para dedicassem inteiramente aos outros, sejam parentes ou amigos.
Pessoas que permitem serem sugadas, terem chupadas todas as suas energias pelo outro.
Que posicionam-se como se tivessem obrigação e dever de suprir, apoiar, cuidar do bem estar do outro a qualquer hora e circunstância.
Tudo isso seria válido, desde que não prejudicasse o seu próprio bem estar.
Como diz explicitamente o texto bíblico, não é para que os outros tenham alívio e vós opressão.
É para dar o que você pode dar, até onde você aguenta.
Até onde não lhe sobrecarregue. 
Para essas pessoas acredito que um pouco de egoísmo, numa dose saudável tal qual um pequeno cálice de vinho todos os dias, seria de grande serventia.

  • EGOÍSIMO: Amor exclusivo de sua pessoa e de seus interesses. Conjunto de propensões ou instintos adaptados à conservação do indivíduo.(Michaelis)

Reflita um pouco sobre isso e pense que o próprio Deus nos instruiu a sermos cautelosos até mesmo na hora de nos doarmos em caridade.

REFLEXÃO DO DIA:
"Como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos."
(II Coríntios 8: 15) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/2co/8

  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

3 comentários:

Obrigada por seu comentário!
solangelimaproducoes@hotmail.com