Pular para o conteúdo principal

EGOÍSMO FAZ BEM À SAÚDE

Fazer o bem sem olhar a quem.
Amar ao próximo como a ti mesmo e outros sábios conselhos e ordens foram dadas ao homem por Jesus Cristo, que obviamente conhecia a humanidade suficientemente bem para saber que escolheriam viver cuidando cada um de si sem se importar com o próximo.
A bíblia está repleta de conselhos do tipo: Não feche os ouvidos ao clamor do pobre!
No entanto, a mesma bíblia diz no segundo livro de Coríntios no capítulo 8 e versículos 11 a 14 que devemos ajudar, suprir as necessidades dos outros até onde começa a nossa, ou seja, devemos dar somente até onde temos e não nos sobrecarregarmos oferecendo o que não temos, ou temos apenas o suficiente para nós.
  • "Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem. Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão." (II Coríntios 8:12,13)
Tenho visto não uma nem duas vezes, caso de pessoas que se doam quase que 100% com a intenção de ajudar, de ver o outro aliviado de seus problemas pessoais, familiares, profissionais...
Pessoas que deixam de cuidar de si, abrem mão de sua saúde emocional, para dedicassem inteiramente aos outros, sejam parentes ou amigos.
Pessoas que permitem serem sugadas, terem chupadas todas as suas energias pelo outro.
Que posicionam-se como se tivessem obrigação e dever de suprir, apoiar, cuidar do bem estar do outro a qualquer hora e circunstância.
Tudo isso seria válido, desde que não prejudicasse o seu próprio bem estar.
Como diz explicitamente o texto bíblico, não é para que os outros tenham alívio e vós opressão.
É para dar o que você pode dar, até onde você aguenta.
Até onde não lhe sobrecarregue. 
Para essas pessoas acredito que um pouco de egoísmo, numa dose saudável tal qual um pequeno cálice de vinho todos os dias, seria de grande serventia.

  • EGOÍSIMO: Amor exclusivo de sua pessoa e de seus interesses. Conjunto de propensões ou instintos adaptados à conservação do indivíduo.(Michaelis)

Reflita um pouco sobre isso e pense que o próprio Deus nos instruiu a sermos cautelosos até mesmo na hora de nos doarmos em caridade.

REFLEXÃO DO DIA:
"Como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos."
(II Coríntios 8: 15) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/2co/8

  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!
solangelimaproducoes@hotmail.com

Postagens mais lidas

SINCERIDADE... PRA POUCOS

Estive pensando sobre esse negócio de sinceridade. As pessoas hipocritamente dizem que gostam da sinceridade.  - Como fui na minha apresentação? Seja sincero! Mentira! Ela quer que você minta e diga o que ela quer ouvir, claro. Partindo do princípio de que esta pessoa está pedindo a opinião da outra em relação a um trabalho realizado por ela, significa que a mesma sente-se insegura e precisa da aprovação do outro, precisa ter sua convicção reforçada, seu talento reconhecido. Logo, se o outro aponta falhas na execução do trabalho, sua confiança é automaticamente abalada. Ou seja, as pessoas não estão preparadas para a sinceridade. Querem ouvir a mentira. Um amigo meu uma vez me disse que a mulher não está pronta para um homem sincero, que diz a verdade. Disse que se um homem chega na mulher e fala quais suas reais intenções, ela se choca, se recente e o manda passear, mas se esse mesmo homem chegar com a mesma intenção(nada nobre por sinal) e mente, camufla seus reais desejos, ela o...

MEUS 41 ANOS

E LÁ SE VÃO 40 E TANTOS  Quando era menina sonhava em fazer 15 anos, achava linda essa idade. Depois que completei 15 almejava ansiosamente completar 18 para poder ser livre, tomar minhas próprias decisões, como se isso fosse possível com os pais que Deus me deu, mas não custava sonhar. Ao completar 20 me achava plena. Amava ter 20 e depois 20 e tantos anos, acho que me sentia cantada em versos pelo Fábio Jr em sua canção 20 e poucos anos, já que eu era muito fã dele. Sim, eu também tive um passado negro. Quando completei 30 anos surtei geral. Me soava pesado o som -   TRINTA! Tive minha filha com 29 e achava o máximo me iludir com a ideia de ter sido mãe com 20 e poucos anos, embora fossem 20 e muitos. Achava que não tinha como ficar mais velha do que isso, TRINTA ANOS! E quando menos percebi, quase que em um piscar de olhos eu estava com 40 anos. QUA - REN - TA ! O mais curioso é que diferentemente dos 30, me senti muito bem. Os 40 anos me troux...