Pular para o conteúdo principal

EGOÍSMO FAZ BEM À SAÚDE

Fazer o bem sem olhar a quem.
Amar ao próximo como a ti mesmo e outros sábios conselhos e ordens foram dadas ao homem por Jesus Cristo, que obviamente conhecia a humanidade suficientemente bem para saber que escolheriam viver cuidando cada um de si sem se importar com o próximo.
A bíblia está repleta de conselhos do tipo: Não feche os ouvidos ao clamor do pobre!
No entanto, a mesma bíblia diz no segundo livro de Coríntios no capítulo 8 e versículos 11 a 14 que devemos ajudar, suprir as necessidades dos outros até onde começa a nossa, ou seja, devemos dar somente até onde temos e não nos sobrecarregarmos oferecendo o que não temos, ou temos apenas o suficiente para nós.
  • "Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem. Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão." (II Coríntios 8:12,13)
Tenho visto não uma nem duas vezes, caso de pessoas que se doam quase que 100% com a intenção de ajudar, de ver o outro aliviado de seus problemas pessoais, familiares, profissionais...
Pessoas que deixam de cuidar de si, abrem mão de sua saúde emocional, para dedicassem inteiramente aos outros, sejam parentes ou amigos.
Pessoas que permitem serem sugadas, terem chupadas todas as suas energias pelo outro.
Que posicionam-se como se tivessem obrigação e dever de suprir, apoiar, cuidar do bem estar do outro a qualquer hora e circunstância.
Tudo isso seria válido, desde que não prejudicasse o seu próprio bem estar.
Como diz explicitamente o texto bíblico, não é para que os outros tenham alívio e vós opressão.
É para dar o que você pode dar, até onde você aguenta.
Até onde não lhe sobrecarregue. 
Para essas pessoas acredito que um pouco de egoísmo, numa dose saudável tal qual um pequeno cálice de vinho todos os dias, seria de grande serventia.

  • EGOÍSIMO: Amor exclusivo de sua pessoa e de seus interesses. Conjunto de propensões ou instintos adaptados à conservação do indivíduo.(Michaelis)

Reflita um pouco sobre isso e pense que o próprio Deus nos instruiu a sermos cautelosos até mesmo na hora de nos doarmos em caridade.

REFLEXÃO DO DIA:
"Como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos."
(II Coríntios 8: 15) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/2co/8

  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!
solangelimaproducoes@hotmail.com

Postagens mais lidas

VOCÊ É LÂMPADA OU VELA?

Qual a fonte de sua luz? Ser vela é poético e altruísta.  Tem luz própria e sua luz é compartilhada de forma a clarear quantos ambientes forem possíveis. Doa-se em favor do outro. Porém, desgasta-se no processo, se consome até que não reste mais nada, nenhum facho de luz.  A fonte é própria e finita, não há onde recarregar.  Ser lâmpada é iluminar sem se desgastar.  É ser luz buscando energia em outra fonte.  A fonte é Jesus , a luz do mundo .   A lâmpada se ilumina e leva a luz para os outros. Pode iluminar quantas pessoas e ambientes forem preciso, não há desgaste pois tem onde recarregar.  Tal qual a vela, a lâmpada é altruísta e doa-se em favor do outro, mas tem consciência que não é capaz de ser sua própria fonte de energia, que não consegue iluminar o mundo sem se desgastar.  Reconhece sua limitação e busca se alimentar antes de alimentar o outro. Você é vela ou lâmpada?  Você ilumina ou clareia?  ...

O TICO E O TECO

O TICO E O TECO Tenho os dois, mas funcionam alternadamente. É sério gente! Quando sou colocada em confronto ou sobre pressão, quando preciso pensar rápido eles entram em conflito e um se apaga, acho que desmaia, deixa o outro na mão. Ultimamente estou sendo colocada em situações onde os dois precisam trabalharem juntos. Eles não estão acostumados com essa rotina, então acabam ficando exaustos e não acontece aquele entrosamento que faz a coisa fluir melhor, afinal eles mal se conhecem, apesar de serem vizinhos. Tem sido uma experiência e tanto trabalhar com os dois ao mesmo tempo. As vezes conseguimos resultados surpreendentes, até me orgulho. Mas quando começam a exigir muito de nós, ter que pensar em várias coisas ao mesmo tempo, produzir várias coisas ao mesmo tempo, aí a casa cai. Acho que meus amiguinhos são bem cavalheiros, um sede espaço para o outro. Por isso que enquanto um trabalha o outro descansa. Mas o tal trabalho em equipe também precisa ser valorizado, principalmente pa...