Pular para o conteúdo principal

EGOÍSMO FAZ BEM À SAÚDE

Fazer o bem sem olhar a quem.
Amar ao próximo como a ti mesmo e outros sábios conselhos e ordens foram dadas ao homem por Jesus Cristo, que obviamente conhecia a humanidade suficientemente bem para saber que escolheriam viver cuidando cada um de si sem se importar com o próximo.
A bíblia está repleta de conselhos do tipo: Não feche os ouvidos ao clamor do pobre!
No entanto, a mesma bíblia diz no segundo livro de Coríntios no capítulo 8 e versículos 11 a 14 que devemos ajudar, suprir as necessidades dos outros até onde começa a nossa, ou seja, devemos dar somente até onde temos e não nos sobrecarregarmos oferecendo o que não temos, ou temos apenas o suficiente para nós.
  • "Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem. Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão." (II Coríntios 8:12,13)
Tenho visto não uma nem duas vezes, caso de pessoas que se doam quase que 100% com a intenção de ajudar, de ver o outro aliviado de seus problemas pessoais, familiares, profissionais...
Pessoas que deixam de cuidar de si, abrem mão de sua saúde emocional, para dedicassem inteiramente aos outros, sejam parentes ou amigos.
Pessoas que permitem serem sugadas, terem chupadas todas as suas energias pelo outro.
Que posicionam-se como se tivessem obrigação e dever de suprir, apoiar, cuidar do bem estar do outro a qualquer hora e circunstância.
Tudo isso seria válido, desde que não prejudicasse o seu próprio bem estar.
Como diz explicitamente o texto bíblico, não é para que os outros tenham alívio e vós opressão.
É para dar o que você pode dar, até onde você aguenta.
Até onde não lhe sobrecarregue. 
Para essas pessoas acredito que um pouco de egoísmo, numa dose saudável tal qual um pequeno cálice de vinho todos os dias, seria de grande serventia.

  • EGOÍSIMO: Amor exclusivo de sua pessoa e de seus interesses. Conjunto de propensões ou instintos adaptados à conservação do indivíduo.(Michaelis)

Reflita um pouco sobre isso e pense que o próprio Deus nos instruiu a sermos cautelosos até mesmo na hora de nos doarmos em caridade.

REFLEXÃO DO DIA:
"Como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos."
(II Coríntios 8: 15) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/2co/8

  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!
solangelimaproducoes@hotmail.com

Postagens mais lidas

FOBIA DE LAGARTIXA

Você não é o(a) único(a) a temer esses monstros. Essa é a primeira informação que deves ter. Das mais de 600 postagens desse blog, essa é a campeã de leitura. Tem presença fixa em primeiro lugar na lista das mais lidas da semana. São mais de 6.791 pessoas que leram essa postagem, mais de 68 comentários, ou seja, pelo menos há mais 6.700 pessoas que sentem o mesmo medo que você, e esse número cresce todos os dias. Por tanto, ignore aqueles que te apontam tirando sarro do seu medo, cada um sabe o que sente. Agora, boa leitura! Espero que encontre aqui alguma ajuda. FOBIA   nome genérico das várias espécies de medo mórbido      aversão a alguma coisa Herpetofobia  — medo de répteis ou coisas que arrastam. Gente, quem aí tem medo de lagartixa ? Eu não tenho medo! Tenho pavor, pânico,terror, desespero... tudo o que você possa imaginar. Costumava ficar paralisada diante de uma quando era criança, só gritava sem parar, mas era incapaz de sair do lu

LAGARTIXAS(o monstro do pântano) - COMO VENCER O MEDO

No ano passado descobri que era uma pessoa normal. Achava que o medo descabido que tenho por lagartixas faziam de mim alguém com probleminhas, mas após postar aqui no blog sobre a minha fobia por esse ser abominável, encontrei muitas aliadas e fiquei tranquila em relação a minha sanidade. Não fazia idéia de que havia tanta gente no mundo com medo de lagartixa, medo não, pânico, pavor, fobia. O que mais me irrita é ouvir as pessoas "corajosas" dizerem que é um bichinho inofensivo, que não faz nada de mais, está ali pra limpar a casa, blá, blá, blá. Fala sério! Medo é medo, não tem explicação. Tem que respeitar o medo da pessoinha, tadinha. Me sentia incompreendida e sozinha no mundo, a mercê dessas zoíudas enxeridas que insistem em enfeitar as paredes da minha casa, até que descobri amiguinhas que compartilham da mesma fobia que eu. Recebi vários e-mails pedindo dicas de como se livrar dessas infelizes e como vencer o medo. Bem, se livrar de vez acho que nã