Pular para o conteúdo principal

SÍNDROME DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL


Quantos anos você tem? Quão qualificado para o mercado de trabalho você está?
Essas são perguntas que mais parecem sentenças. O mercado escolhe, dita as regras. Houve um tempo em que a durabilidade no emprego era uma referência positiva.  Hoje, quanto mais empresas houver na carteira de trabalho, melhor. 
Nessa constante luta por atualizações que nos permita manter-se em alta no mercado e garantir bons empregos, a síndrome da qualificação tornou-se um coringa. Ou você consegue uma boa posição no mercado em decorrência de suas qualificações, ou fica de fora pela mesma razão.
Diante da escassez de oportunidades ou da baixa remuneração que obriga o cidadão a ter mais de um emprego, muitas pessoas bem qualificadas acabam procurando colocações que estão abaixo de seu nível de conhecimento e preparação profissional. 
Diante do fato, a grande maioria das empresas optam por não empregarem pessoas bem qualificadas quando estas estão acima do que a empresa tem a oferecer no tocante a remuneração e oportunidades de crescimento. Neste caso, a qualificação torna-se um empecilho. 
O quão qualificado devo estar? Qual é o meu lugar no mercado de trabalho? Quanto tempo eu tenho para me qualificar? Até que idade posso ter dúvidas sobre que área quero atuar?
Muitas perguntas, poucas respostas e disputas cada vez mais acirradas. Se você é jovem em busca do primeiro emprego, se é de meia idade em busca de crescimento profissional ou se é idoso em busca de uma recolocação no mercado de trabalho para aumentar a renda, "tamo junto". Não sinta-se incapacitado ou deslocado. 
O mercado é uma selva e nós somos sobreviventes, arregaça as mangas e vamos nessa! Uma hora vira, uma hora dá, uma hora você mata o leão. Só vai! não olhe para trás, siga seus instintos e se qualifique, na pior das hipóteses, você adquire conhecimento, e este, é o maior tesouro de todos, seu maior bem, a única coisa que não podem tirar de você. 

#igualdadesocial #oportunidadesparatodos #conhecimento #aselvaéaqui #nãodesista.

Por Solange Lima

Comentários

Postagens mais lidas

SEU MORTO

Cada um com o seu Nunca se falou tanto sobre morte como nos últimos 2 anos. Esse cenário é revelador, nos mostra muito do ser humano e sua individualidade coletiva.  Deseja-se militar por uma igualdade de valorização da vida, no entanto, os mortos anônimos são velados por seus entes queridos que choram a perda e sofrem sua dor isoladamente. Já os famosos, os que merecem atenção, são velados em rede nacional, recebem aplausos, passeatas e abaixo-assinado. A verdade é que a dor é solitária, sempre foi e sempre será, mas os anônimos são solitários e abandonados. O luto é completamente exclusivo, inesperado, individual e sombrio. Tem tempo, cheiro, cor, nuances e muita escuridão. Cada pessoa reage de forma única à sua perda. Há quem vele seu morto até que sua própria morte chegue. Há quem se negue a viver essa separação e siga a vida como se nada a tivesse chacoalhado.  Há mortes que enterram histórias, há outras que enterram traumas, outras, desilusões, sonhos, planos e outras ta...

DEVOCIONAL

Vida Abundante Quanto tempo você tem para Deus? Quando pensamos em devocional imaginamos aquele tempo exclusivo para estarmos com Deus aprimorando e fortalecendo nossa intimidade. Esse tempo é muito importante e de fato especial, único. No entando, temos que ter em mente que o Espírito Santo habita em nós e Cristo é a vida em nós. Isso se você é alguém que crer em Jesus como filho de Deus e salvador de sua vida, se O entregou seu coração. Considerando esse fato(da vida de Cristo em nós), e o fato de sermos o templo do Espírito Santo, é certo afirmar que nosso "tempo com Deus" é constante e ininterrupto. Isso significa que esteja você onde estiver, faça o que fizer, Deus estará bem ali, em você e com você.  Pensando nisso, vale a reflexão: Como tem sido o seu tempo com Deus? O que seus olhos tem observado? O que seus ouvidos tem ouvido? O que seu coração tem idealizado? Como teem sido seus relacionamentos? Ou seja, por onde você tem compartilhado Deus? De que forma? O que voc...