Pular para o conteúdo principal

QUANTO VALE UM DESABAFO?



Depende com quem você está desabafando.
Se você está falando com alguém que vai te ouvir sem julgamentos, sem compartilhar sua história com mais ninguém, sem te dar conselhos, sem mostrar-se mais necessitado que você minimizando, desvalorizando sua dor, então esse desabafo vale muito, na verdade não tem preço porque vale a leveza de sua alma.
Porém, se você desabafar com alguém que não preencha todos os requisitos citados, vale muito caro. Vale um arrependimento, uma mágoa, um aprofundamento da dor que já estava sentindo e quem sabe ainda valerá a vergonha de ter sua vida exposta à pessoas que você jamais pensaria em compartilhar suas mazelas. 
E se não for pra ter meus problemas resolvidos ou pelo menos receber um conselho que me dê uma diretriz, de que serve o desabafo? Serve para você se ouvir em voz alta. 
Temos a ilusão de acharmos que o outro terá a solução para nossos problemas quando na verdade todas as respostas estão em nós mesmos. Ao desabafar você se ouve e invariavelmente encontra sozinho a resposta que precisa.
Sem contar que alivia seu peito, descarrega aquela carga que aflige sua alma. É como se você parasse um pouco para descansar no meio da caminhada. Para, senta, descansa, alivia os ombros e se recupera para seguir o caminho. Esse é o efeito de um bom desabafo. 
Vai desabafar? Procure a pessoa certa. Se beber não desabafe! A bebida tira o seu poder de discernimento, vais correr o risco de expor sua vida para o primeiro fofoqueiro que estiver disponível.
Na falta de alguém totalmente livre de julgamentos, desabafe com o CVV(Centro de VALORIZAÇÃO da Vida). É exatamente oque eles fazem, valorizam a sua vida, você. 
Não importa o conteúdo. Seja lá oque você disser o importante para o CVV é você. Ligue gratuitamente de fixo ou celular, de todo Brasil para 188 e DESABAFE! Quem cala, só SENTE. 



Por Solange Lima 

Comentários

Postagens mais lidas

VOCÊ É LÂMPADA OU VELA?

Qual a fonte de sua luz? Ser vela é poético e altruísta.  Tem luz própria e sua luz é compartilhada de forma a clarear quantos ambientes forem possíveis. Doa-se em favor do outro. Porém, desgasta-se no processo, se consome até que não reste mais nada, nenhum facho de luz.  A fonte é própria e finita, não há onde recarregar.  Ser lâmpada é iluminar sem se desgastar.  É ser luz buscando energia em outra fonte.  A fonte é Jesus , a luz do mundo .   A lâmpada se ilumina e leva a luz para os outros. Pode iluminar quantas pessoas e ambientes forem preciso, não há desgaste pois tem onde recarregar.  Tal qual a vela, a lâmpada é altruísta e doa-se em favor do outro, mas tem consciência que não é capaz de ser sua própria fonte de energia, que não consegue iluminar o mundo sem se desgastar.  Reconhece sua limitação e busca se alimentar antes de alimentar o outro. Você é vela ou lâmpada?  Você ilumina ou clareia?  ...

A CARA DA SABEDORIA

A sabedoria tem cara e nome, chama-se  humildade . Você pode constatar isso no texto bíblico de Tiago capítulo 3 versículo 13 que diz: "Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.   O mesmo Tiago, no versículo 17, diz que a sabedoria é pura , pacífica , moderada , tratável , cheia de misericórdia e bons frutos , sem parcialidade e sem hipocrisia.  Se você é aquela pessoa que não acredita na bíblia porque ela foi escrita por homens, se pergunte do porque então você acredita naquele autor, do livro incrível que você leu, passou a refletir sobre os temas abordados, e resolveu aplicá-los à sua vida. Veja a bíblia como um livro, só que tem diversos autores. É uma fonte de sabedoria e convenhamos... essas características da sabedoria, não te parecem algo muito bom de se desejar? A inteligência faz o caminho contrário. Ela te capacita a mascarar essas...