Pular para o conteúdo principal

AIDS - O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO?



Sim, ainda tem quem ache que pode ser contaminado por um aperto de mão.



Hoje, 1º de dezembro, é comemorado o dia mundial da luta contra a AIDS. O que você sabe sobre isso? Ah pera! Não tem nada a ver com você né? Você é todo certinho, não está em grupos de risco, logo, não está sujeito a ser contaminado e logo, não tem nada a ver com isso, cada um com seus problemas, certo?
Nesse ponto da conversa eu paro para pensar na hipocrisia ou no mínimo, incoerência da sociedade. Quando é para dar pitacos na vida alheia e julgar o quanto o outro gasta, com quem sai ou deixa de sair, se está gordo ou magro e tantas outras situações pertinentes a vida alheia, aí é da sua conta, (só que não). Mas quando trata-se de amor, compreensão, compaixão, coerência, informação, engajamento, lucidez, posicionamento em prol do outro, aí de repente não é da sua conta.
O vírus do HIV é algo que qualquer pessoa está sujeita a adquirir, não precisa estar em um grupo de risco. Então, se você se julga melhor porque não tem o vírus, já pode baixar seu nariz. Se você respira está sujeito sim, pode estar menos sujeito que um indivíduo que faça parte de um grupo de risco, mas não está imune. 
São feitas campanhas para alertar a população sobre os riscos de contaminação, principalmente em datas tendenciosas como o carnaval, e no dia do combate que é hoje fala-se ampla e exaustivamente. Mas sabe o que eu nunca vi nessas campanhas? A realidade. 
Fala-se por exemplo dos avanços da medicina em relação aos coquetéis, mas não fala-se dos efeitos, e não digo só os colaterais, que eles trazem. Não fala-se da segregação, do preconceito, não fala-se do número de pessoas que se quer aderem ao tratamento por medo de não suportar a pressão social e escolhem deixar-se morrer. Não fala-se do número de suicídios diretos ou indiretos, não fala-se da profundo solidão, da lepra social, das lutas diárias, não se ensina nas escolas, não, não, não.
Hoje a preocupação é ensinar nas escolas, cada vez mais cedo, sobre sexualidade, gêneros... mas essa mesma escola não ensina por exemplo, que meninas não precisam ceder para agradar o namorado ou ficante. 
Não ensinam que respeitar seu corpo é preservar-se. Não ensinam como se prevenir contra o vírus do HIV. Se podem ensinar sobre sexualidade, sobre gêneros, porque não podem ensinar desde cedo que apetar a mão de um colega que carrega no corpo o vírus do HIV não contamina? Porque não ensinam que um soro positivo também merece amor, carinho, dignidade e respeito como qualquer outro ser humano. 
Porque não ensinam que isso é um dever de todos, é um assunto de todos, é social. Crianças se sexualizam cada vez mais e mais cedo. O sexo é cada vez mais comum entre pré adolescentes sem estrutura para lidar com as emoções e responsabilidades que isso implica e o resultado é um número cada vez maior de jovens sendo contaminados. Aí, qual é a primeira coisa que você diz quando um jovem é contaminado através de uma relação sexual? 
- MAS COM TANTA INFORMAÇÃO HOJE EM DIA!? 
Informação é diferente de formação. #FicaaDica. 
Quem disse que você não tem nada a ver com isso? O sangue também está em suas mãos. Pare de fingir que não é com você. Saia dessa cultura de fechar a porta somente após ser roubado.



Por Solange Lima - Famosa quem(?) 
e-mail: solangelimaproducoes@hotmail.com 
WhatsApp (13) 98129 3515

Comentários

Postagens mais lidas

FOBIA DE LAGARTIXA

Você não é o(a) único(a) a temer esses monstros. Essa é a primeira informação que deves ter. Das mais de 600 postagens desse blog, essa é a campeã de leitura. Tem presença fixa em primeiro lugar na lista das mais lidas da semana. São mais de 6.791 pessoas que leram essa postagem, mais de 68 comentários, ou seja, pelo menos há mais 6.700 pessoas que sentem o mesmo medo que você, e esse número cresce todos os dias. Por tanto, ignore aqueles que te apontam tirando sarro do seu medo, cada um sabe o que sente. Agora, boa leitura! Espero que encontre aqui alguma ajuda. FOBIA   nome genérico das várias espécies de medo mórbido      aversão a alguma coisa Herpetofobia  — medo de répteis ou coisas que arrastam. Gente, quem aí tem medo de lagartixa ? Eu não tenho medo! Tenho pavor, pânico,terror, desespero... tudo o que você possa imaginar. Costumava ficar paralisada diante de uma quando era criança, só gritava sem parar, mas era incapaz de sair do lu

LAGARTIXAS(o monstro do pântano) - COMO VENCER O MEDO

No ano passado descobri que era uma pessoa normal. Achava que o medo descabido que tenho por lagartixas faziam de mim alguém com probleminhas, mas após postar aqui no blog sobre a minha fobia por esse ser abominável, encontrei muitas aliadas e fiquei tranquila em relação a minha sanidade. Não fazia idéia de que havia tanta gente no mundo com medo de lagartixa, medo não, pânico, pavor, fobia. O que mais me irrita é ouvir as pessoas "corajosas" dizerem que é um bichinho inofensivo, que não faz nada de mais, está ali pra limpar a casa, blá, blá, blá. Fala sério! Medo é medo, não tem explicação. Tem que respeitar o medo da pessoinha, tadinha. Me sentia incompreendida e sozinha no mundo, a mercê dessas zoíudas enxeridas que insistem em enfeitar as paredes da minha casa, até que descobri amiguinhas que compartilham da mesma fobia que eu. Recebi vários e-mails pedindo dicas de como se livrar dessas infelizes e como vencer o medo. Bem, se livrar de vez acho que nã