Pular para o conteúdo principal

QUAL É A COR DA SUA CONSCIÊNCIA?

ADVERTÊNCIA: CUIDADO! NÃO CONTÊM HIPOCRISIA 


QUILOMBO DOS PALMARES

Dia 20 de novembro, dia da CONSCIÊNCIA negra🤔

Já que o assunto é consciência vamos entender oque essa palavra significa:

CONSCIÊNCIA - "É saber sobre aquilo que se pensa, ou faz, é reconhecer os fatos com uma definição objetiva do ser, individual ou coletivo". 

Agora que você já sabe oque é consciência eu te pergunto: Qual é a cor da sua consciência? 
Não serei hipócrita de me inflamar aqui argumentando que hoje é um feriado e você se quer sabe o motivo dele, isso é cultural no Brasil, ou melhor, é falta de cultura, de interesse pela história do país. Pergunte a qualquer estudante oque é comemorado no dia 15 de novembro, 21 de abril, 9 de julho e irão olhar para você com cara de "SOCORRO E SE CAIR NO ENEM?!!"
Então, esperar que você saiba na ponta da língua oque se comemora em mais um feriado não é mesmo a questão, apesar de que, diferente dos outros, esse é um feriado que traz no nome o seu significado, aí já fica um pouco puxado você ficar em casa de folga na boa e se quer parar para entender oque isso quer dizer. 
Mas... sigamos o baile. Dando uma resumida bem rápida porque sei que o brasileiro tem preguiça de ler e pouco se importa com sua história, sobretudo a história dos negros(embora façam de conta que sim), o dia 20 de novembro passou a ser conhecido como o dia da consciência negra a partir da idealização do poeta e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira. Ele foi um dos fundadores do Grupo Palmares que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre. Em 1971 (mesmo ano de fundação do grupo), ele propôs uma data que comemorasse a tomada de consciência da comunidade negra sobre seu valor e sua contribuição ao país. Hoje a data é reconhecida e instituída por lei, a lei de número 3.951, DE 10 DE JANEIRO DE 2007.
A data tem uma razão, é o dia em que entende-se que foi degolado o maior líder do Quilombo dos Palmares, o principal representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial, Zumbi dos Palmares, degolado aos 40 anos de idade, traído por um antigo companheiro, entregue à tropa do bandeirante Domingos Jorge Velho.
Em todo país é promovido passeatas, eventos, palestras, comemorações acerca do 20 de novembro. A raiz do nascimento desta data comemorativa é mesmo a conscientização da própria comunidade negra sobre seu valor, uma vez que, de tão segregados, passam a se verem como escravos sociais.  Porém, é um feriado onde não apenas negros, mas brancos e todas as etnias aproveitam para descansar, passear, fazer nada... em uma época onde teoricamente não há mais escravidão e reza a lenda que neste país não há racismo, não seria essa a oportunidade de todas as raças se conscientizarem da importância desse povo?
Consciência é saber sobre aquilo que se pensa, é reconhecer os fatos.
Olhe ao seu redor! Olhou? Agora me diz: Quantos negros tem em seu círculo de convivência? 
Ontem minha filha me lembrou que precisará de uma base, dessas de maquiar a pele, para cobrir a tatuagem dela para o dia da apresentação do ballet, como ela tem a pele com um tom pouco mais claro, o chamado morena clara, precisaremos de uma base para peles mais escuras, o ideal é que seja para uma pele negra. Então disse à ela que iria ver com alguma amiga que pudesse emprestar já que será para usar apenas no espetáculo, daí que para minha grande surpresa e decepção, descobri que não há mulheres de pele negra em meu convívio, que esteja próxima a mim, ou melhor, há apenas uma, que até onde sei não usa maquiagens então terei que comprar a base para usar uma única vez. 
A base aqui é apenas o pano de fundo dessa história chocante. Meu círculo de convívio no momento é faculdade, academia e o escritório onde trabalho. Não tinha me dado conta de que em todos esses lugares, onde com exceção do escritório, circulam centenas de pessoas, há em meu convívio apenas uma colega de pele negra. Por que? Por que? Por que? 
Meu pai é negro, meus irmãos são negros, eu sou negra apesar de todas as pessoas rirem quando eu digo isso, me classificam como morena, essa cor para mim não existe, meu cabelo me assegura que sou negra e com orgulho. Mas por que uma negra, filha de negro, tem acesso a lugares que outros negros não tem? Por que é apenas uma mísera minoria de negros que tem acesso a universidades e lugares onde a grande maioria esmagadora de brancos tem? 
Cadê o grito dos influenciadores digitais? Cadê a movimentação dos políticos? Cadê a voz dos que a tem? Cadê os Zumbi's dos Palmares? Cadê você? Cadê eu? Cadê a consciência? Que cor tem a sua consciência? 
De que forma você pode inserir negros em seu convívio? De que forma você pode agir para que todos os povos sejam iguais? De que foma negros poderão frequentar universidades sem que para isso sejam necessárias cotas para deixar claro que ele é diferente, é segregado? 
Além da cor da pele, qual é a diferença entre você e um negro? Que valor tem a cor da sua pele? 
No final negros e brancos irão para o mesmo buraco, serem comidos pelos mesmos germes. Ou você acha que sua pele branca será poupada? Serão escolhidos germes de classe alta para comer seus restos mortais? 
Consciência é saber sobre aquilo que se pensa. 
Oque você pensa sobre tudo isso, sobre esse dia, sobre o dia da consciência negra ser todos os dias? E sobre o dia da consciência não ser negra, não ter cor? Trezentos e sessenta e cinco dias de consciência humana, oque você acha disso? 
Sua consciência não deve ter cor, deve ter valor. 😭



Por Solange Lima - Famosa quem(?) 
e-mail: solangelimaproducoes@hotmail.com 
WhatsApp (13) 98129 3515


Fontes de pesquisa: 

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/qual-a-origem-do-dia-da-consciencia-negra,29c1125444272410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

https://www.significados.com.br/consciencia/

https://cenfophistoria.wordpress.com/2012/11/07/como-surgiu-o-dia-da-consciencia-negra/


INFORMAÇÕES PARA AGREGAR CONHECIMENTO HISTÓRICO

09 DE JULHORevolução Constitucionalista de 1932.

21 DE ABRIL - Enforcamento de Joaquim da Silva Xavier(Tira Dentes).

15 DE NOVEMBRO - Proclamação da república pelo líder do grupo de militares republicanos, Marechal Deodoro da Fonseca.


Comentários

Postagens mais lidas

SINCERIDADE... PRA POUCOS

Estive pensando sobre esse negócio de sinceridade. As pessoas hipocritamente dizem que gostam da sinceridade.  - Como fui na minha apresentação? Seja sincero! Mentira! Ela quer que você minta e diga o que ela quer ouvir, claro. Partindo do princípio de que esta pessoa está pedindo a opinião da outra em relação a um trabalho realizado por ela, significa que a mesma sente-se insegura e precisa da aprovação do outro, precisa ter sua convicção reforçada, seu talento reconhecido. Logo, se o outro aponta falhas na execução do trabalho, sua confiança é automaticamente abalada. Ou seja, as pessoas não estão preparadas para a sinceridade. Querem ouvir a mentira. Um amigo meu uma vez me disse que a mulher não está pronta para um homem sincero, que diz a verdade. Disse que se um homem chega na mulher e fala quais suas reais intenções, ela se choca, se recente e o manda passear, mas se esse mesmo homem chegar com a mesma intenção(nada nobre por sinal) e mente, camufla seus reais desejos, ela o...

MEUS 41 ANOS

E LÁ SE VÃO 40 E TANTOS  Quando era menina sonhava em fazer 15 anos, achava linda essa idade. Depois que completei 15 almejava ansiosamente completar 18 para poder ser livre, tomar minhas próprias decisões, como se isso fosse possível com os pais que Deus me deu, mas não custava sonhar. Ao completar 20 me achava plena. Amava ter 20 e depois 20 e tantos anos, acho que me sentia cantada em versos pelo Fábio Jr em sua canção 20 e poucos anos, já que eu era muito fã dele. Sim, eu também tive um passado negro. Quando completei 30 anos surtei geral. Me soava pesado o som -   TRINTA! Tive minha filha com 29 e achava o máximo me iludir com a ideia de ter sido mãe com 20 e poucos anos, embora fossem 20 e muitos. Achava que não tinha como ficar mais velha do que isso, TRINTA ANOS! E quando menos percebi, quase que em um piscar de olhos eu estava com 40 anos. QUA - REN - TA ! O mais curioso é que diferentemente dos 30, me senti muito bem. Os 40 anos me troux...