Pular para o conteúdo principal

SOU ADULTO MAS TENHO DÚVIDAS

coração apático
Você se sente ou já sentiu-se completamente apático diante da vida?
Sem desejo ou paixão por aquilo que faz ou que precisa fazer?
Estou aqui para dizer que essa sensação não é privilégio apenas dos jovens ou adolescentes.
Ser gente grande é bem mais complicado, vai muito além das responsabilidades e amadurecimento.
Abrange ainda a dificuldade de sentir emoções que a sociedade não lhe permite sentir.
Um adulto em crise profissional, sem saber que caminho seguir, sem forças para produzir, sem paixão pelo que faz, sem rumo e sem expectativas nunca será visto com bons olhos.
Não faltará quem se candidate para conselheiro, ou ainda quem insista em desenhar para você tudo aquilo que você já sabe. 
Nunca irão entender que simplesmente está passando por momentos emocionais que fogem do seu controle e vão contra a sua razão.
Se esses momentos levarem um bom tempo então, aí sim você é taxado de preguiçoso, irresponsável e coisas que o valham.
Os discursos são sempre em torno do obvio:
-Olha o seu talento! Como pode uma pessoa com tantas qualidades está desse jeito?
-Vamos, eu acredito em você! 
-Você pode, você consegue!
Tudo isso soa como barulho de lata vazia sendo arrastado pelo chão. É só barulho.
As intenções são as melhores, mas falta a compreensão.
Quando se passa por um processo desses, nem mesmo a própria pessoa se entende.
E agora, o que fazer?
Se fosse como na ficção poderíamos chamar o Chapolin Colorado para nos defender.
Mas a verdade é que crescemos, somos adultos e agora os problemas são reais e nos pertencem.
Por mais conselheiros, amigos e acusadores que surjam em nosso caminho o problema ainda será só nosso.
E o tempo não para, não releva e não muda as coisas.
Tudo o que ele faz é te mostrar que a vida está passando junto com a sua vitalidade e as pessoas estão chegando a seus objetivos enquanto você ainda está aí.
Então, como virar esse jogo a seu favor?
Quem dera ter a receita pronta.
É como ser pais, cada um tem o seu método que vai sendo montado com os sinais emitidos pela vida.
Talvez um bom começo seja esse, focar-se em aprender a ler os sinais.
Buscar serenidade e sensibilidade para ler todos os sinais sem se deixar contaminar-se com o que vem de fora. Olhar para dentro de si tentando escutar a voz que vem de seu coração e acreditar em sua razão mesmo que ela vá em direção oposta a tudo o que lhe disseram.
Ainda que choque a tudo e a todos.
Mesmo que seja o único no mundo. As grandes coisas nascem do nada, são criadas, as vezes restauradas, reaproveitadas, mas sempre surgem de mãos que ousaram lhes dar vida.
Por tanto, se sente-se perdido ou sem paixão pela vida lembre-se que não é o único no mundo e que todas as saídas e respostas estão em você mesmo.
Se veja, se ouça, se respeite!
Ter medo, dúvidas, perder a paixão pelo que sabe fazer, sentir-se sem lugar no mundo, não encontrar forças para mudar o que é preciso, ver o tempo passar e mesmo assim não conseguir reagir... tudo isso não acontece só com você. 
E quanto ao que lhe dizem, ouça só o que quiser ouvir por que o problema sempre será só seu.

REFLEXÃO DO DIA:
"Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr." 
(Eclesiastes 1:7) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/1
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

  1. Eu não vou lhe dizer o que não precisa ouvir ou não quer. Você conhece a si mesma e sabe o que sente mais do que ninguém.

    Penso que, se escreveu isso hoje é porque vem sentindo há algum tempo... Esse tipo de sentimento é persistente. Só a paciência, que nessas horas desaparece, pode ajudar. Acho que é mais uma fase ruim, que vai embora logo. Porque se a gente pensar que nã vai ser rápido, pira. Eu mesma já quase pirei e me sinto assim, exatamente como você.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!
solangelimaproducoes@hotmail.com

Postagens mais lidas

FOBIA DE LAGARTIXA

Você não é o(a) único(a) a temer esses monstros. Essa é a primeira informação que deves ter. Das mais de 600 postagens desse blog, essa é a campeã de leitura. Tem presença fixa em primeiro lugar na lista das mais lidas da semana. São mais de 6.791 pessoas que leram essa postagem, mais de 68 comentários, ou seja, pelo menos há mais 6.700 pessoas que sentem o mesmo medo que você, e esse número cresce todos os dias. Por tanto, ignore aqueles que te apontam tirando sarro do seu medo, cada um sabe o que sente. Agora, boa leitura! Espero que encontre aqui alguma ajuda. FOBIA   nome genérico das várias espécies de medo mórbido      aversão a alguma coisa Herpetofobia  — medo de répteis ou coisas que arrastam. Gente, quem aí tem medo de lagartixa ? Eu não tenho medo! Tenho pavor, pânico,terror, desespero... tudo o que você possa imaginar. Costumava ficar paralisada diante de uma quando era criança, só gritava sem parar, mas era incapaz de sair do lu

LAGARTIXAS(o monstro do pântano) - COMO VENCER O MEDO

No ano passado descobri que era uma pessoa normal. Achava que o medo descabido que tenho por lagartixas faziam de mim alguém com probleminhas, mas após postar aqui no blog sobre a minha fobia por esse ser abominável, encontrei muitas aliadas e fiquei tranquila em relação a minha sanidade. Não fazia idéia de que havia tanta gente no mundo com medo de lagartixa, medo não, pânico, pavor, fobia. O que mais me irrita é ouvir as pessoas "corajosas" dizerem que é um bichinho inofensivo, que não faz nada de mais, está ali pra limpar a casa, blá, blá, blá. Fala sério! Medo é medo, não tem explicação. Tem que respeitar o medo da pessoinha, tadinha. Me sentia incompreendida e sozinha no mundo, a mercê dessas zoíudas enxeridas que insistem em enfeitar as paredes da minha casa, até que descobri amiguinhas que compartilham da mesma fobia que eu. Recebi vários e-mails pedindo dicas de como se livrar dessas infelizes e como vencer o medo. Bem, se livrar de vez acho que nã