Pular para o conteúdo principal

SUPORTAR PESSOAS

Bom seria se amassemos pessoas ao invés de ter que suportá-las.
Certa vez uma conhecida minha comentou que o marido dela era o único no mundo capaz de suportá-la, que se tivesse casado com outro nunca daria certo.
Fiquei refletindo sobre como deve ser pesado e cansativo ter que suportar uma pessoa por anos, mesmo amando-a. E ainda bem que há o amor, ou seria um auto flagelo.
Mas a grande questão é, por que suportar?
Quer dizer, por que as pessoas não se colocam em primeiro lugar?
Por que ter que suportar o outro? Em nome de que? 
Quando eu suporto alguém, significa que estou me violentando, me sacrificando para aceitar posicionamentos, condições e atitudes de alguém que fere meus princípios, valores, conduta, penamentos.
Por que devo passar por cima de mim mesma em favor de outro?
Isso é amor?
Se eu amo uma pessoa, sou capaz de conviver com ela apesar de nossas diferenças, nossas divergências de pensamentos. Mas isso ocorre sem peso, sem fardo, com cumplicidade, compreensão, ambos sedem um pouco e juntos seguem felizes e completos.
Mas quando tenho que SUPORTAR uma pessoa, então isso deixa de ser prazeroso, não me acrescenta, não me faz bem, não é uma soma ou uma divisão, é uma subtração.
Subtrai minhas energias, minhas forças, meu amor próprio, meu respeito por mim, minha essência e com o peso do fardo, me encurva deixando-me com a visão limitada para o mundo, para novas possibilidades, para  pessoas que de fato somem comigo ao invés de subtrair meu eu, anulando-me completamente. 

REFLEXÃO DO DIA:
"Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó". 
(Eclesiastes 3:20) http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/3
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postagens mais lidas

SEU MORTO

Cada um com o seu Nunca se falou tanto sobre morte como nos últimos 2 anos. Esse cenário é revelador, nos mostra muito do ser humano e sua individualidade coletiva.  Deseja-se militar por uma igualdade de valorização da vida, no entanto, os mortos anônimos são velados por seus entes queridos que choram a perda e sofrem sua dor isoladamente. Já os famosos, os que merecem atenção, são velados em rede nacional, recebem aplausos, passeatas e abaixo-assinado. A verdade é que a dor é solitária, sempre foi e sempre será, mas os anônimos são solitários e abandonados. O luto é completamente exclusivo, inesperado, individual e sombrio. Tem tempo, cheiro, cor, nuances e muita escuridão. Cada pessoa reage de forma única à sua perda. Há quem vele seu morto até que sua própria morte chegue. Há quem se negue a viver essa separação e siga a vida como se nada a tivesse chacoalhado.  Há mortes que enterram histórias, há outras que enterram traumas, outras, desilusões, sonhos, planos e outras ta...

DEVOCIONAL

Vida Abundante Quanto tempo você tem para Deus? Quando pensamos em devocional imaginamos aquele tempo exclusivo para estarmos com Deus aprimorando e fortalecendo nossa intimidade. Esse tempo é muito importante e de fato especial, único. No entando, temos que ter em mente que o Espírito Santo habita em nós e Cristo é a vida em nós. Isso se você é alguém que crer em Jesus como filho de Deus e salvador de sua vida, se O entregou seu coração. Considerando esse fato(da vida de Cristo em nós), e o fato de sermos o templo do Espírito Santo, é certo afirmar que nosso "tempo com Deus" é constante e ininterrupto. Isso significa que esteja você onde estiver, faça o que fizer, Deus estará bem ali, em você e com você.  Pensando nisso, vale a reflexão: Como tem sido o seu tempo com Deus? O que seus olhos tem observado? O que seus ouvidos tem ouvido? O que seu coração tem idealizado? Como teem sido seus relacionamentos? Ou seja, por onde você tem compartilhado Deus? De que forma? O que voc...