Pular para o conteúdo principal

SUPORTAR PESSOAS

Bom seria se amassemos pessoas ao invés de ter que suportá-las.
Certa vez uma conhecida minha comentou que o marido dela era o único no mundo capaz de suportá-la, que se tivesse casado com outro nunca daria certo.
Fiquei refletindo sobre como deve ser pesado e cansativo ter que suportar uma pessoa por anos, mesmo amando-a. E ainda bem que há o amor, ou seria um auto flagelo.
Mas a grande questão é, por que suportar?
Quer dizer, por que as pessoas não se colocam em primeiro lugar?
Por que ter que suportar o outro? Em nome de que? 
Quando eu suporto alguém, significa que estou me violentando, me sacrificando para aceitar posicionamentos, condições e atitudes de alguém que fere meus princípios, valores, conduta, penamentos.
Por que devo passar por cima de mim mesma em favor de outro?
Isso é amor?
Se eu amo uma pessoa, sou capaz de conviver com ela apesar de nossas diferenças, nossas divergências de pensamentos. Mas isso ocorre sem peso, sem fardo, com cumplicidade, compreensão, ambos sedem um pouco e juntos seguem felizes e completos.
Mas quando tenho que SUPORTAR uma pessoa, então isso deixa de ser prazeroso, não me acrescenta, não me faz bem, não é uma soma ou uma divisão, é uma subtração.
Subtrai minhas energias, minhas forças, meu amor próprio, meu respeito por mim, minha essência e com o peso do fardo, me encurva deixando-me com a visão limitada para o mundo, para novas possibilidades, para  pessoas que de fato somem comigo ao invés de subtrair meu eu, anulando-me completamente. 

REFLEXÃO DO DIA:
"Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó". 
(Eclesiastes 3:20) http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/3
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postagens mais lidas

VOCÊ É LÂMPADA OU VELA?

Qual a fonte de sua luz? Ser vela é poético e altruísta.  Tem luz própria e sua luz é compartilhada de forma a clarear quantos ambientes forem possíveis. Doa-se em favor do outro. Porém, desgasta-se no processo, se consome até que não reste mais nada, nenhum facho de luz.  A fonte é própria e finita, não há onde recarregar.  Ser lâmpada é iluminar sem se desgastar.  É ser luz buscando energia em outra fonte.  A fonte é Jesus , a luz do mundo .   A lâmpada se ilumina e leva a luz para os outros. Pode iluminar quantas pessoas e ambientes forem preciso, não há desgaste pois tem onde recarregar.  Tal qual a vela, a lâmpada é altruísta e doa-se em favor do outro, mas tem consciência que não é capaz de ser sua própria fonte de energia, que não consegue iluminar o mundo sem se desgastar.  Reconhece sua limitação e busca se alimentar antes de alimentar o outro. Você é vela ou lâmpada?  Você ilumina ou clareia?  ...

A CARA DA SABEDORIA

A sabedoria tem cara e nome, chama-se  humildade . Você pode constatar isso no texto bíblico de Tiago capítulo 3 versículo 13 que diz: "Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.   O mesmo Tiago, no versículo 17, diz que a sabedoria é pura , pacífica , moderada , tratável , cheia de misericórdia e bons frutos , sem parcialidade e sem hipocrisia.  Se você é aquela pessoa que não acredita na bíblia porque ela foi escrita por homens, se pergunte do porque então você acredita naquele autor, do livro incrível que você leu, passou a refletir sobre os temas abordados, e resolveu aplicá-los à sua vida. Veja a bíblia como um livro, só que tem diversos autores. É uma fonte de sabedoria e convenhamos... essas características da sabedoria, não te parecem algo muito bom de se desejar? A inteligência faz o caminho contrário. Ela te capacita a mascarar essas...