Pular para o conteúdo principal

SOBRE A MORAL

moral

 1 Relativo à moralidade, aos bons costumes. 2Que procede conforme à honestidade e à justiça, que tem bons costumes. 3 Favorável aos bons costumes.


Ontem conversava com um amigo sobre esse assunto, moral.
Ele me explicava sobre os espíritos obsessores que se aproximam e se apoderam de pessoas de baixa moral, o que nos rendeu horas de conversa já que a moral é um tema bem abrangente.
Por exemplo, uma pessoa que perante a sociedade tem uma moral respeitada porém na realidade age exatamente ao contrário do que "prega" e defende, tem moral? Ou melhor, tem uma boa moral? 
Por que moral todos temos, umas são boa outros nem tanto.
Outra questão que discutimos foi quanto a forma com que adquirimos nossa moral. 
Ela vem ao nascer, inerente, nos é passada por nossos pais ou vamos adquirindo ao longo de nossas vidas? Ou ainda poderia ser todas as opções juntas?
Quem dita as leis da moral?
A bíblia é um verdadeiro manual de instruções sobre a moral, porém muita gente não acredita nas escrituras sagradas, então de onde vem, quem criou a moral?
O que é certo e o que é errado? E quais são os parâmetros? Baseados em que foram criados tais critérios?
Por que nos escandalizamos diante de situações ou condutas que julgamos ser imoral quando no fundo também temos nossas imoralidades?
A hipocrisia é imoral?

"Vivo condenado a fazer o que não quero

Então bem comportado às vezes eu me desespero

Se faço alguma coisa sempre alguém vem me dizer

Que isso ou aquilo não se deve fazer"

(Roberto e Erasmo Carlos) - Imoral, ilegal ou engorda

Passamos a vida prestando a atenção em nossa conduta e ao mesmo tempo na conduta dos outros, o que ao meu ver é imoral. 
Deus deu uma vida à cada um, para cada um cuidar da sua a exceção é quando o seu cuidado pela vida do outro é com a finalidade de ajudar fraternalmente, o que não significa que abra-se uma porta para a entrada de julgamentos, críticas ou coisas que o valha que se assemelham a conduta imoral dos fariseus.
Fazer o bem esperando algo em troca é imoral, ilegal e engorda.
Fazer o bem e achar-se no direito de dominar ou dirigir a vida do beneficiário é desgraçadamente imoral e indecente.
Tem um amigo meu que diz: 
"vou te dar um gato de presente para você cuidar das 7 vidas dele e esquecer da minha"
Sensacional!
Moral- qual o nível da sua?

REFLEXÃO DO DIA:
"Não julgueis, para que não sejais julgados.
E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?" - (Mateus - 7:01, 03)-
 http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/7

Comentários

Postagens mais lidas

VOCÊ É LÂMPADA OU VELA?

Qual a fonte de sua luz? Ser vela é poético e altruísta.  Tem luz própria e sua luz é compartilhada de forma a clarear quantos ambientes forem possíveis. Doa-se em favor do outro. Porém, desgasta-se no processo, se consome até que não reste mais nada, nenhum facho de luz.  A fonte é própria e finita, não há onde recarregar.  Ser lâmpada é iluminar sem se desgastar.  É ser luz buscando energia em outra fonte.  A fonte é Jesus , a luz do mundo .   A lâmpada se ilumina e leva a luz para os outros. Pode iluminar quantas pessoas e ambientes forem preciso, não há desgaste pois tem onde recarregar.  Tal qual a vela, a lâmpada é altruísta e doa-se em favor do outro, mas tem consciência que não é capaz de ser sua própria fonte de energia, que não consegue iluminar o mundo sem se desgastar.  Reconhece sua limitação e busca se alimentar antes de alimentar o outro. Você é vela ou lâmpada?  Você ilumina ou clareia?  ...

SEU MORTO

Cada um com o seu Nunca se falou tanto sobre morte como nos últimos 2 anos. Esse cenário é revelador, nos mostra muito do ser humano e sua individualidade coletiva.  Deseja-se militar por uma igualdade de valorização da vida, no entanto, os mortos anônimos são velados por seus entes queridos que choram a perda e sofrem sua dor isoladamente. Já os famosos, os que merecem atenção, são velados em rede nacional, recebem aplausos, passeatas e abaixo-assinado. A verdade é que a dor é solitária, sempre foi e sempre será, mas os anônimos são solitários e abandonados. O luto é completamente exclusivo, inesperado, individual e sombrio. Tem tempo, cheiro, cor, nuances e muita escuridão. Cada pessoa reage de forma única à sua perda. Há quem vele seu morto até que sua própria morte chegue. Há quem se negue a viver essa separação e siga a vida como se nada a tivesse chacoalhado.  Há mortes que enterram histórias, há outras que enterram traumas, outras, desilusões, sonhos, planos e outras ta...