Pular para o conteúdo principal

DONA DA VONTADE

É VOCÊ QUE DOMINA SUA VONTADE OU ELA QUE TE DOMINA?



Domínio próprio, um fruto do espírito.
Segundo o apóstolo Paulo, que relata no livro de Gálatas capítulo 5, alguns reflexos de uma alma direcionada pelo espírito santo de Deus.
O domínio próprio é também denominado como temperança, o que significa que é um fruto do espírito que lhe permite ter o controle emocional, ser o regente de sua própria vontade, de suas emoções.
Há quem não creia na bíblia e ainda assim possua temperança. Isso se deve ao fato do ser humano ser dotado de inteligência. Logo, podemos e devemos sermos os donos de nossa mente.
Mas é uma tarefa fácil? 
Certamente que não.
Muitas vezes nos cansamos de sermos marionetes do sistema, da vida, dos pais, do cônjuge, da família, dos filhos, dos amigos, e decidimos em um surto de independência emocional seguirmos nossa vontade própria e fazermos exatamente o que nos der na telha, na veneta. 
As vezes é bom, necessário. O problema é que em geral fazemos isso sem uma boa estratégia, sem preparo, reflexão, fazemos como um grito, para nos auto afirmar e mostrarmos quem manda.
O resultado é que pode ser que a insanidade, que é muito amiga da razão, lhe dê conselhos suicidas e você parta para uma vida sem regras próprias, fazendo só o que sua vontade lhe diz pra fazer.
É tão bom fazer o que se quer!
Estimulante, revigorante, animador. 
Mas também pode ser destrutivo.
Então, qual o melhor caminho a seguir?
Como sempre, o equilíbrio.
Nem tanto ao mar nem tanto a terra. 
Nem sejamos marionetes, nem sejamos donos da verdade.
É você quem deve mandar na sua vontade e não ao contrário. 


Por Solange Lima

Comentários

Postagens mais lidas

VOCÊ É LÂMPADA OU VELA?

Qual a fonte de sua luz? Ser vela é poético e altruísta.  Tem luz própria e sua luz é compartilhada de forma a clarear quantos ambientes forem possíveis. Doa-se em favor do outro. Porém, desgasta-se no processo, se consome até que não reste mais nada, nenhum facho de luz.  A fonte é própria e finita, não há onde recarregar.  Ser lâmpada é iluminar sem se desgastar.  É ser luz buscando energia em outra fonte.  A fonte é Jesus , a luz do mundo .   A lâmpada se ilumina e leva a luz para os outros. Pode iluminar quantas pessoas e ambientes forem preciso, não há desgaste pois tem onde recarregar.  Tal qual a vela, a lâmpada é altruísta e doa-se em favor do outro, mas tem consciência que não é capaz de ser sua própria fonte de energia, que não consegue iluminar o mundo sem se desgastar.  Reconhece sua limitação e busca se alimentar antes de alimentar o outro. Você é vela ou lâmpada?  Você ilumina ou clareia?  ...

A CARA DA SABEDORIA

A sabedoria tem cara e nome, chama-se  humildade . Você pode constatar isso no texto bíblico de Tiago capítulo 3 versículo 13 que diz: "Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.   O mesmo Tiago, no versículo 17, diz que a sabedoria é pura , pacífica , moderada , tratável , cheia de misericórdia e bons frutos , sem parcialidade e sem hipocrisia.  Se você é aquela pessoa que não acredita na bíblia porque ela foi escrita por homens, se pergunte do porque então você acredita naquele autor, do livro incrível que você leu, passou a refletir sobre os temas abordados, e resolveu aplicá-los à sua vida. Veja a bíblia como um livro, só que tem diversos autores. É uma fonte de sabedoria e convenhamos... essas características da sabedoria, não te parecem algo muito bom de se desejar? A inteligência faz o caminho contrário. Ela te capacita a mascarar essas...