Pular para o conteúdo principal

CARA E COROA

AS FACES DA MESMA MOEDA

Intrigante dualidade que molda o ser humano.
"Quem vê cara não vê coração" - "As aparências enganam"
Quantas vezes você já ouviu isso?
Não trata-se de um caráter duvidoso, o fato é que ninguém é apenas o que parece ser.
Não são as máscaras que usamos para viver em sociedade, mas sim a essência do ser humano que veio marcada e traçada com duas faces.
Certamente para que houvesse um equilíbrio.
A diferença é que há pessoas que conseguem evoluir e manter-se a maior parte do tempo apresentando sua face do bem.
Outras no entanto evidenciam sua face do mal.
Porém, ninguém é o mesmo 24 horas por dia.
As fases da vida vão ditando qual o lado da moeda vai sobressair.
Já ouviu alguém dizer: Sou muito boa, mas não pise no meu calo!
Essa pessoa está dizendo nada mais nada menos que atualmente vive em sua face do bem, no entanto, se a instigarem conhecerão sua outra face.
Não é uma questão de escolha ou de ser mais ou menos especial, todos somos assim.
Experimente afastar-se do bem e alimente seu lado mais primitivo e verás do que és capaz. Conhecerás quanto mal pode haver dentro de você.
Isso explica pessoas do bem, confiáveis, que fazem mal a crianças ou a idosos indefesos, pessoas rudes e de conduta desprezível que surpreendem com atitudes altruístas.
Se observar bem, as pessoas sempre agem por compensação. Uma postura que compensa a outra.
Estive a observar duas irmãs, uma muito respeitada e considerada sensata, correta, introspectiva, recatada, de palavras ponderadas e sábias. A outra, desacredita, falante, explosiva, insana, sem pudores.
Qual das duas você julga capaz de usar um palavreado chulo e agressivo?
Acertou se respondeu a primeira irmã.
A outra, apesar de seu despudor, é incapaz de pronunciar qualquer palavra que julgue imprópria. 
Ou seja, agimos com total incoerência como se fora uma compensação, o que nos leva muitas vezes a parecermos dissimulados, falsos ou estrategistas, quando na verdade estamos apenas mostrando a outra face da nossa moeda numa inconsciente tentativa de chegarmos a um equilíbrio.
Acredito que podemos aprender muito com nossos dois lados. Cada um tem um pouco para nos dar e nos ensinar, basta estarmos atentos, de olhos e ouvidos bem abertos para dosarmos um pouco de cada face e vivermos em harmonia e equilíbrio.
Já se pegou falando sozinho?
Que bom, significa que está consultando sua outra face para buscar uma saída equilibrada. 
Não há nada de insano nisso, muito pelo contrário.
Insano são aqueles que insistem em serem normais.

REFLEXÃO
"Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor".



Comentários

Postagens mais lidas

SINCERIDADE... PRA POUCOS

Estive pensando sobre esse negócio de sinceridade. As pessoas hipocritamente dizem que gostam da sinceridade.  - Como fui na minha apresentação? Seja sincero! Mentira! Ela quer que você minta e diga o que ela quer ouvir, claro. Partindo do princípio de que esta pessoa está pedindo a opinião da outra em relação a um trabalho realizado por ela, significa que a mesma sente-se insegura e precisa da aprovação do outro, precisa ter sua convicção reforçada, seu talento reconhecido. Logo, se o outro aponta falhas na execução do trabalho, sua confiança é automaticamente abalada. Ou seja, as pessoas não estão preparadas para a sinceridade. Querem ouvir a mentira. Um amigo meu uma vez me disse que a mulher não está pronta para um homem sincero, que diz a verdade. Disse que se um homem chega na mulher e fala quais suas reais intenções, ela se choca, se recente e o manda passear, mas se esse mesmo homem chegar com a mesma intenção(nada nobre por sinal) e mente, camufla seus reais desejos, ela o...

MEUS 41 ANOS

E LÁ SE VÃO 40 E TANTOS  Quando era menina sonhava em fazer 15 anos, achava linda essa idade. Depois que completei 15 almejava ansiosamente completar 18 para poder ser livre, tomar minhas próprias decisões, como se isso fosse possível com os pais que Deus me deu, mas não custava sonhar. Ao completar 20 me achava plena. Amava ter 20 e depois 20 e tantos anos, acho que me sentia cantada em versos pelo Fábio Jr em sua canção 20 e poucos anos, já que eu era muito fã dele. Sim, eu também tive um passado negro. Quando completei 30 anos surtei geral. Me soava pesado o som -   TRINTA! Tive minha filha com 29 e achava o máximo me iludir com a ideia de ter sido mãe com 20 e poucos anos, embora fossem 20 e muitos. Achava que não tinha como ficar mais velha do que isso, TRINTA ANOS! E quando menos percebi, quase que em um piscar de olhos eu estava com 40 anos. QUA - REN - TA ! O mais curioso é que diferentemente dos 30, me senti muito bem. Os 40 anos me troux...