Pular para o conteúdo principal

FUNÇÃO DO OUVIDO

Você já sentiu aquela necessidade de dizer algo mas não saber oque exatamente?
Quando um amigo desabafa e você se sente no dever de dizer-lhe algo que afague sua alma, ou apenas um bom conselho que possa norteá-lo, mas as palavras lhe escapam e você se sente impotente.
Muitas vezes, as pessoas querem apenas serem ouvidas. 
Hoje em dia isso é praticamente impossível.
Responda para você mesmo: Quantas vezes esteve 100% presente enquanto alguém desabafava com você?
Nossa tendência é se dispersar, ir pensando no que dizer, antes mesmo que a pessoa conclua. 
Enquanto você pensa antecipadamente no que dizer, em qual conselho dar, sua atenção já escapou, seus olhos já deixaram de contemplar a alma de seu amigo, e ele percebe claramente que seu interesse em ouvi-lo é menor do que ele esperava. Os olhos são espelhos, refletem nossas emoções e sentimentos.
As pessoas pagam profissionais para ouvi-las por uma hora inteira. Nem sempre o profissional tem as respostas, tão pouco as soluções, mas sempre ouvem. E isso já tira uns quilos da alma.
Pense nisso. As vezes seu amigo só quer ser ouvido de verdade.
Há silêncios que valem mais do que mil palavras.
Um abraço tem mais poder que qualquer palavra que possa ser dita.
A função do ouvido é ouvir.
Ultimamente essa função tem caído em desuso.
Obviamente algumas vezes as pessoas querem ouvir uma palavra que as consolem ou as direcionem, mas se você não sabe o que dizer, se não tem as palavras nas quais acredita, palavras que realmente farão alguma diferença, não exite em manter-se calado. 
É melhor ouvir atentamente e afagar a alma de seu amigo com um pouco de atenção, do que ouvir parcialmente e lançar meia dúzia de palavras ao vento, miolo de pote, equívocos emocionais.
Ouça mais, fale menos!

REFLEXÃO DO DIA:
"O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;" 
(Provérbios 1:5) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/pv/1
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postagens mais lidas

LAGARTIXAS(o monstro do pântano) - COMO VENCER O MEDO

No ano passado descobri que era uma pessoa normal. Achava que o medo descabido que tenho por lagartixas faziam de mim alguém com probleminhas, mas após postar aqui no blog sobre a minha fobia por esse ser abominável, encontrei muitas aliadas e fiquei tranquila em relação a minha sanidade. Não fazia idéia de que havia tanta gente no mundo com medo de lagartixa, medo não, pânico, pavor, fobia. O que mais me irrita é ouvir as pessoas "corajosas" dizerem que é um bichinho inofensivo, que não faz nada de mais, está ali pra limpar a casa, blá, blá, blá. Fala sério! Medo é medo, não tem explicação. Tem que respeitar o medo da pessoinha, tadinha. Me sentia incompreendida e sozinha no mundo, a mercê dessas zoíudas enxeridas que insistem em enfeitar as paredes da minha casa, até que descobri amiguinhas que compartilham da mesma fobia que eu. Recebi vários e-mails pedindo dicas de como se livrar dessas infelizes e como vencer o medo. Bem, se livrar de vez acho que nã

FOBIA DE LAGARTIXA

Você não é o(a) único(a) a temer esses monstros. Essa é a primeira informação que deves ter. Das mais de 600 postagens desse blog, essa é a campeã de leitura. Tem presença fixa em primeiro lugar na lista das mais lidas da semana. São mais de 6.791 pessoas que leram essa postagem, mais de 68 comentários, ou seja, pelo menos há mais 6.700 pessoas que sentem o mesmo medo que você, e esse número cresce todos os dias. Por tanto, ignore aqueles que te apontam tirando sarro do seu medo, cada um sabe o que sente. Agora, boa leitura! Espero que encontre aqui alguma ajuda. FOBIA   nome genérico das várias espécies de medo mórbido      aversão a alguma coisa Herpetofobia  — medo de répteis ou coisas que arrastam. Gente, quem aí tem medo de lagartixa ? Eu não tenho medo! Tenho pavor, pânico,terror, desespero... tudo o que você possa imaginar. Costumava ficar paralisada diante de uma quando era criança, só gritava sem parar, mas era incapaz de sair do lu