Pular para o conteúdo principal

SERES ANGUSTIADOS

Nós, seres angustiados só estamos bem se houver um problema onde possamos debruçar nossos pensamentos e gastar nossas energias.
Uma amiga outro dia me confidenciou, ao perguntá-la se estava bem, que ainda que tudo esteja perfeito, ela cria um problema para sofrer por ele.
Parece loucura? Todos nós de fato somos um tanto louco. É como se diz: 
"DE PERTO NINGUÉM É NORMAL"!
Minha amiga apenas assumiu sua condição, todos nós o fazemos inconscientemente ou apenas não temos coragem de assumirmos para nós mesmos o quão esquisitos somos.
É mais ou menos como a pessoa que acha que ama a outra e sofre com esse sentimento por diversas razões, mas não tem coragem de por um fim. Acha que é amor, mas no fundo o sentimento aí é outro. 
É amor sim, mas o que ela de fato ama é a possibilidade de amar alguém. 
Como diz a letra de uma música de Roni Von: Eu amo amar você! Na verdade ela ama o sentimento, ama estar com o coração ocupado, pouco importa se está sofrendo ou não, o importante é ter alguém para amar.
Ruim com ele, pior sem ele. Quem já ouviu esse antigo ditado?
É assim que somos. 
Uns assumidamente, outros nem tanto.
O fato é que amamos sermos vítimas, termos uma razão que justifique nossos fracassos, sentirmos pena de nós mesmos, nos sentirmos injustiçados. 
Se eu fosse Freud, diria que isso é consequência da brusca despedida do aconchego do útero de nossas mães. Saímos de um conforto e proteção incomparáveis, para darmos de cara com uma pessoa estranha, que nos bate no bumbum, uma luz que quebra sem piedade a confortável escuridão do útero e uma barulheira sem precedentes.
Daí em diante, é só desconforto e desaconchego, e salve-se quem puder.
Seria essa a razão por sermos uma eterna criança querendo colo?
Chamando a atenção com nossos problemas muitas vezes imaginários ou supervalorizados para que alguém nos dê colo? Ainda que esse alguém seja nós mesmos?
Quando estiver diante de um problema que sugue toda sua energia, se pergunte se esse desgaste é mesmo justificável ou se estás sobre um palco.

REFLEXÃO DO DIA:
"Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena." 
(Provérbios 24:10) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/pv/24
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postagens mais lidas

VOCÊ É LÂMPADA OU VELA?

Qual a fonte de sua luz? Ser vela é poético e altruísta.  Tem luz própria e sua luz é compartilhada de forma a clarear quantos ambientes forem possíveis. Doa-se em favor do outro. Porém, desgasta-se no processo, se consome até que não reste mais nada, nenhum facho de luz.  A fonte é própria e finita, não há onde recarregar.  Ser lâmpada é iluminar sem se desgastar.  É ser luz buscando energia em outra fonte.  A fonte é Jesus , a luz do mundo .   A lâmpada se ilumina e leva a luz para os outros. Pode iluminar quantas pessoas e ambientes forem preciso, não há desgaste pois tem onde recarregar.  Tal qual a vela, a lâmpada é altruísta e doa-se em favor do outro, mas tem consciência que não é capaz de ser sua própria fonte de energia, que não consegue iluminar o mundo sem se desgastar.  Reconhece sua limitação e busca se alimentar antes de alimentar o outro. Você é vela ou lâmpada?  Você ilumina ou clareia?  ...

O TICO E O TECO

O TICO E O TECO Tenho os dois, mas funcionam alternadamente. É sério gente! Quando sou colocada em confronto ou sobre pressão, quando preciso pensar rápido eles entram em conflito e um se apaga, acho que desmaia, deixa o outro na mão. Ultimamente estou sendo colocada em situações onde os dois precisam trabalharem juntos. Eles não estão acostumados com essa rotina, então acabam ficando exaustos e não acontece aquele entrosamento que faz a coisa fluir melhor, afinal eles mal se conhecem, apesar de serem vizinhos. Tem sido uma experiência e tanto trabalhar com os dois ao mesmo tempo. As vezes conseguimos resultados surpreendentes, até me orgulho. Mas quando começam a exigir muito de nós, ter que pensar em várias coisas ao mesmo tempo, produzir várias coisas ao mesmo tempo, aí a casa cai. Acho que meus amiguinhos são bem cavalheiros, um sede espaço para o outro. Por isso que enquanto um trabalha o outro descansa. Mas o tal trabalho em equipe também precisa ser valorizado, principalmente pa...