Pular para o conteúdo principal

SERES ANGUSTIADOS

Nós, seres angustiados só estamos bem se houver um problema onde possamos debruçar nossos pensamentos e gastar nossas energias.
Uma amiga outro dia me confidenciou, ao perguntá-la se estava bem, que ainda que tudo esteja perfeito, ela cria um problema para sofrer por ele.
Parece loucura? Todos nós de fato somos um tanto louco. É como se diz: 
"DE PERTO NINGUÉM É NORMAL"!
Minha amiga apenas assumiu sua condição, todos nós o fazemos inconscientemente ou apenas não temos coragem de assumirmos para nós mesmos o quão esquisitos somos.
É mais ou menos como a pessoa que acha que ama a outra e sofre com esse sentimento por diversas razões, mas não tem coragem de por um fim. Acha que é amor, mas no fundo o sentimento aí é outro. 
É amor sim, mas o que ela de fato ama é a possibilidade de amar alguém. 
Como diz a letra de uma música de Roni Von: Eu amo amar você! Na verdade ela ama o sentimento, ama estar com o coração ocupado, pouco importa se está sofrendo ou não, o importante é ter alguém para amar.
Ruim com ele, pior sem ele. Quem já ouviu esse antigo ditado?
É assim que somos. 
Uns assumidamente, outros nem tanto.
O fato é que amamos sermos vítimas, termos uma razão que justifique nossos fracassos, sentirmos pena de nós mesmos, nos sentirmos injustiçados. 
Se eu fosse Freud, diria que isso é consequência da brusca despedida do aconchego do útero de nossas mães. Saímos de um conforto e proteção incomparáveis, para darmos de cara com uma pessoa estranha, que nos bate no bumbum, uma luz que quebra sem piedade a confortável escuridão do útero e uma barulheira sem precedentes.
Daí em diante, é só desconforto e desaconchego, e salve-se quem puder.
Seria essa a razão por sermos uma eterna criança querendo colo?
Chamando a atenção com nossos problemas muitas vezes imaginários ou supervalorizados para que alguém nos dê colo? Ainda que esse alguém seja nós mesmos?
Quando estiver diante de um problema que sugue toda sua energia, se pergunte se esse desgaste é mesmo justificável ou se estás sobre um palco.

REFLEXÃO DO DIA:
"Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena." 
(Provérbios 24:10) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/pv/24
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postagens mais lidas

FOBIA DE LAGARTIXA

Você não é o(a) único(a) a temer esses monstros. Essa é a primeira informação que deves ter. Das mais de 600 postagens desse blog, essa é a campeã de leitura. Tem presença fixa em primeiro lugar na lista das mais lidas da semana. São mais de 6.791 pessoas que leram essa postagem, mais de 68 comentários, ou seja, pelo menos há mais 6.700 pessoas que sentem o mesmo medo que você, e esse número cresce todos os dias. Por tanto, ignore aqueles que te apontam tirando sarro do seu medo, cada um sabe o que sente. Agora, boa leitura! Espero que encontre aqui alguma ajuda. FOBIA   nome genérico das várias espécies de medo mórbido      aversão a alguma coisa Herpetofobia  — medo de répteis ou coisas que arrastam. Gente, quem aí tem medo de lagartixa ? Eu não tenho medo! Tenho pavor, pânico,terror, desespero... tudo o que você possa imaginar. Costumava ficar paralisada diante de uma quando era criança, só gritava sem parar, mas era incapaz de sair do lu

FALTA UM TANTO

Falta um tanto para meu coração ser totalmente feliz. Sempre falta. Quando tudo parece estar perfeito, lembro-me de algo que empurrei para debaixo do tapete enquanto cuidava de coisas mais urgentes. O ser humano nunca sente-se pleno. Se não tivermos problemas, os criamos. Quem está só, lamenta a falta de seu cobertor de orelha; quem está acompanhado reclama a falta de espaço; e quem está acompanhado mas tem espaço, reclama a falta de cuidado do outro. É impressionante como não inventaram ainda algo que substitua o calor humano, o amor, a companhia. Por mais bem sucedida que seja a pessoa, se faltar quem esteja ao seu lado para curtir esse sucesso, fica a sensação de que falta algo. Nosso coração parece estar sempre orfão, mesmo quando temos alguém. As vezes, temos sentimentos confusos, uma indefinição dentro de nós que afaga ao mesmo tempo que maltrata nosso coração Nada maltrata mais do que assistir a vida se encaminhando para onde não queríamos. Quem vive passa por isso inevitavelmen