Pular para o conteúdo principal

TEM CURA PARA O PASSADO?

Para saber como será o seu futuro veja como tem sido seu presente.
Seu passado será a colheita do que plantar no presente.
Porém, o presente é também a colheita ou o reflexo do que plantamos e/ou vivemos no passado.
Tem cura para o passado?
Os consultórios de psicanálise estão cheios de indivíduos buscando se conhecer.
Não há como se conhecer sem passear pelo passado.
Visitamos o passado apenas para entender os motivos que nos fizeram ser quem somos hoje, ou temos a esperança e a possibilidade de concertarmos algo que melhore nosso presente e futuro?
Acredito que não há como alterar o que já passou, não tem como revisar os capítulos.
Mas o fato de conhecermos as linhas que desenharam nosso presente, nos permite saber que traçado devemos usar para dar novas formas ao desenho de nossas vidas. 
Muita gente defende a tese de que não se deve olhar para trás; eu acredito que a viagem até o passado deve ser uma excursão, sem decida para descanso.
É necessário conhecer a história para entender a origem de nossas vidas, mas não é aconselhável parar na linha do tempo e tornar estéril a evolução. 
Pode ser que não haja cura para o passado, mas há como colher matéria prima para desenvolver o remédio para o presente.


REFLEXÃO DO DIA:
"Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta."
(Eclesiastes 7:10) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/7
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postagens mais lidas

MEUS 41 ANOS

E LÁ SE VÃO 40 E TANTOS  Quando era menina sonhava em fazer 15 anos, achava linda essa idade. Depois que completei 15 almejava ansiosamente completar 18 para poder ser livre, tomar minhas próprias decisões, como se isso fosse possível com os pais que Deus me deu, mas não custava sonhar. Ao completar 20 me achava plena. Amava ter 20 e depois 20 e tantos anos, acho que me sentia cantada em versos pelo Fábio Jr em sua canção 20 e poucos anos, já que eu era muito fã dele. Sim, eu também tive um passado negro. Quando completei 30 anos surtei geral. Me soava pesado o som -   TRINTA! Tive minha filha com 29 e achava o máximo me iludir com a ideia de ter sido mãe com 20 e poucos anos, embora fossem 20 e muitos. Achava que não tinha como ficar mais velha do que isso, TRINTA ANOS! E quando menos percebi, quase que em um piscar de olhos eu estava com 40 anos. QUA - REN - TA ! O mais curioso é que diferentemente dos 30, me senti muito bem. Os 40 anos me troux...

VOCÊ É LÂMPADA OU VELA?

Qual a fonte de sua luz? Ser vela é poético e altruísta.  Tem luz própria e sua luz é compartilhada de forma a clarear quantos ambientes forem possíveis. Doa-se em favor do outro. Porém, desgasta-se no processo, se consome até que não reste mais nada, nenhum facho de luz.  A fonte é própria e finita, não há onde recarregar.  Ser lâmpada é iluminar sem se desgastar.  É ser luz buscando energia em outra fonte.  A fonte é Jesus , a luz do mundo .   A lâmpada se ilumina e leva a luz para os outros. Pode iluminar quantas pessoas e ambientes forem preciso, não há desgaste pois tem onde recarregar.  Tal qual a vela, a lâmpada é altruísta e doa-se em favor do outro, mas tem consciência que não é capaz de ser sua própria fonte de energia, que não consegue iluminar o mundo sem se desgastar.  Reconhece sua limitação e busca se alimentar antes de alimentar o outro. Você é vela ou lâmpada?  Você ilumina ou clareia?  ...