Pular para o conteúdo principal

TEM CURA PARA O PASSADO?

Para saber como será o seu futuro veja como tem sido seu presente.
Seu passado será a colheita do que plantar no presente.
Porém, o presente é também a colheita ou o reflexo do que plantamos e/ou vivemos no passado.
Tem cura para o passado?
Os consultórios de psicanálise estão cheios de indivíduos buscando se conhecer.
Não há como se conhecer sem passear pelo passado.
Visitamos o passado apenas para entender os motivos que nos fizeram ser quem somos hoje, ou temos a esperança e a possibilidade de concertarmos algo que melhore nosso presente e futuro?
Acredito que não há como alterar o que já passou, não tem como revisar os capítulos.
Mas o fato de conhecermos as linhas que desenharam nosso presente, nos permite saber que traçado devemos usar para dar novas formas ao desenho de nossas vidas. 
Muita gente defende a tese de que não se deve olhar para trás; eu acredito que a viagem até o passado deve ser uma excursão, sem decida para descanso.
É necessário conhecer a história para entender a origem de nossas vidas, mas não é aconselhável parar na linha do tempo e tornar estéril a evolução. 
Pode ser que não haja cura para o passado, mas há como colher matéria prima para desenvolver o remédio para o presente.


REFLEXÃO DO DIA:
"Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta."
(Eclesiastes 7:10) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/7
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postagens mais lidas

LAGARTIXAS(o monstro do pântano) - COMO VENCER O MEDO

No ano passado descobri que era uma pessoa normal. Achava que o medo descabido que tenho por lagartixas faziam de mim alguém com probleminhas, mas após postar aqui no blog sobre a minha fobia por esse ser abominável, encontrei muitas aliadas e fiquei tranquila em relação a minha sanidade. Não fazia idéia de que havia tanta gente no mundo com medo de lagartixa, medo não, pânico, pavor, fobia. O que mais me irrita é ouvir as pessoas "corajosas" dizerem que é um bichinho inofensivo, que não faz nada de mais, está ali pra limpar a casa, blá, blá, blá. Fala sério! Medo é medo, não tem explicação. Tem que respeitar o medo da pessoinha, tadinha. Me sentia incompreendida e sozinha no mundo, a mercê dessas zoíudas enxeridas que insistem em enfeitar as paredes da minha casa, até que descobri amiguinhas que compartilham da mesma fobia que eu. Recebi vários e-mails pedindo dicas de como se livrar dessas infelizes e como vencer o medo. Bem, se livrar de vez acho que nã...

TRANSFERÊNCIA

O ser humano é especialista em transferir. Transfere para o outro tudo o que lhe incomoda, pesa ou compromete. É assim desde Adão e Eva. Eva transferiu a culpa para Adão que por sua vez transferiu para a serpente. Hoje, transferimos não apenas culpas mas também deveres, obrigações e até sentimentos. Muita gente começa um relacionamento não por amar seu parceiro, mas por esperar que ele o ame e supra todas as suas carências emocionais, afetivas e sentimentais. Ao longo da vida, vamos abrindo mão de nós mesmos e nos afastando mais e mais de nosso eu interior. Vamos deixando de nos amar, esquecemos de cuidar de nós, até que chega o momento em que esse amor nos faz falta, a vida cobra a fatura. E aí, ao invés de olharmos para dentro de nós e nos reconciliarmos conosco, transferimos essa tarefa para outra pessoa e acreditamos cegamente que ela é a responsável por nos dar amor. Transferimos para o outro a função que é nossa. É você quem deve se amar! E não esperar que...