Pular para o conteúdo principal

O LIMITE DA RAZÃO

Tem situações na vida que parecem bem mais bonitas e corretas quando são apenas ditas. 
Na hora de vivê-las a coisa toda muda.
Já diz o ditado: "SE CONSELHO FOSSE BOM NÃO SE DAVA - VENDIA-SE."
É a mais pura verdade. Pelo simples fato de que o que é bom para mim pode não ser para você.
Pelo fato de que não existe a verdade, o certo ou o errado. As coisas são como são, como se desenham, como devem ser e como você as sente, as percebe.
Disse o pensador: "Não se preocupe em tomar a decisão certa, ela não existe."(Fernão Capelo Gaivota)
Um clássico exemplo de situações ou decisões que parecem bem mais bonitas e suaves quando apenas pensadas ou filosofadas são as do coração. 
A razão diz: Essa pessoa não é a ideal para você, não está dentro dos seus padrões, não lhe oferece o que deseja, já te feriu, te decepcionou. Os conselheiros reforçam aquilo que sua razão grita e você entende e compreende cada conselho, decide segui-los mas quando chega nesse exato momento, seu coração sem dizer uma unica palavra te convence que apesar de parecer correta ou mais sensata,  a tal decisão é altamente prejudicial ao seu bem estar, sua felicidade e seu prazer em viver.
O que fazer?
Ignorar o que sente com a dor do silêncio de seu coração e agir racionalmente ou dar voz a ele e viver intensamente o que a vida colocou na sua frente?
Esgotar possibilidades ou levar dívidas emocionais para o futuro?
As vezes o mundo inteiro te olha e vê alguém que parece estar cego diante de determinada situação por optar vivê-la da forma que ela se apresenta. Desprendendo-se do orgulho, dos medos, das regras gerais.
Mas o mundo inteiro não está exatamente onde você está e tão pouco sente com o seu coração.
Geramos nossos próprios sofrimentos quando tínhamos a opção de aprender com a insensatez de nosso coração.
Ouça sua razão, mas considere que ela sabe tanto quanto você e vê a vida como um jogo onde as peças devem ser escolhidas cuidadosamente, não há lugar para erros.
Não fosse o nosso coração insensato e nunca aprenderíamos nada.
Afinal, a razão só toma decisões assertivas.
E sabidamente só aprendemos com nossos erros.
Não há crescimento sem dores. 
Não há como se amar, se conhecer, se respeitar sem antes deixar o coração viver tudo o que ele deseja viver com a pessoa que sua razão disse para passar longe.
No final pode até ser que doa, mas certamente também terá havido um crescimento e a dor será menor do que viver imaginando como teria sido.
A vida é mais simples do que a tornamos.
Use sua razão, mas que o limite dela seja a sua plena felicidade.

REFLEXÃO DO DIA:
"O que canta canções para o coração aflito é como aquele que despe a roupa num dia de frio, ou como o vinagre sobre salitre." 
(Provérbios 25:20) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/pv/25
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postagens mais lidas

FOBIA DE LAGARTIXA

Você não é o(a) único(a) a temer esses monstros. Essa é a primeira informação que deves ter. Das mais de 600 postagens desse blog, essa é a campeã de leitura. Tem presença fixa em primeiro lugar na lista das mais lidas da semana. São mais de 6.791 pessoas que leram essa postagem, mais de 68 comentários, ou seja, pelo menos há mais 6.700 pessoas que sentem o mesmo medo que você, e esse número cresce todos os dias. Por tanto, ignore aqueles que te apontam tirando sarro do seu medo, cada um sabe o que sente. Agora, boa leitura! Espero que encontre aqui alguma ajuda. FOBIA   nome genérico das várias espécies de medo mórbido      aversão a alguma coisa Herpetofobia  — medo de répteis ou coisas que arrastam. Gente, quem aí tem medo de lagartixa ? Eu não tenho medo! Tenho pavor, pânico,terror, desespero... tudo o que você possa imaginar. Costumava ficar paralisada diante de uma quando era criança, só gritava sem parar, mas era incapaz de sair do lu

LAGARTIXAS(o monstro do pântano) - COMO VENCER O MEDO

No ano passado descobri que era uma pessoa normal. Achava que o medo descabido que tenho por lagartixas faziam de mim alguém com probleminhas, mas após postar aqui no blog sobre a minha fobia por esse ser abominável, encontrei muitas aliadas e fiquei tranquila em relação a minha sanidade. Não fazia idéia de que havia tanta gente no mundo com medo de lagartixa, medo não, pânico, pavor, fobia. O que mais me irrita é ouvir as pessoas "corajosas" dizerem que é um bichinho inofensivo, que não faz nada de mais, está ali pra limpar a casa, blá, blá, blá. Fala sério! Medo é medo, não tem explicação. Tem que respeitar o medo da pessoinha, tadinha. Me sentia incompreendida e sozinha no mundo, a mercê dessas zoíudas enxeridas que insistem em enfeitar as paredes da minha casa, até que descobri amiguinhas que compartilham da mesma fobia que eu. Recebi vários e-mails pedindo dicas de como se livrar dessas infelizes e como vencer o medo. Bem, se livrar de vez acho que nã