Pular para o conteúdo principal

QUANDO O POETA SE CALA

O poeta fala com sua alma
Derrama-se quando ela encontra-se em trevas.
Quando o poeta se cala, entristecem-se todas as letras.
De formas diversificadas cada poeta exprime suas mazelas, seus temores, amarguras, fracassos, decepções ou tão somente sua perplexidade diante da vida.
Tal qual o pintor que faz seu traço de forma impar, o poeta doa-se de maneira particular, embora compartilhe sua dor com todos os olhos que se entregam as suas linhas decoradas de letras que falam.
O amante da poesia pode deparar-se com letras objetivas, que narrem com simplicidade a vida como ela é, ou ainda embebedar-se da mais profunda fonte de delírios poéticos. Ou quem sabe, viajar para um mundo de imaginação guiado por tão enigmáticas rimas. Talvez enamorar-se por românticas declarações de amor vestidas de letras e carregadas de sentimentos.
Todo poeta vive seu próprio conflito.
Uns são tão intrigantes que torna-se impossíveis travesti-los de poema. 
A fonte da criatividade parece parar de jorrar e tudo o que o poeta consegue é descrever superficialmente a razão de sua dor.
Falar, sem nada dizer é fácil.
Difícil é apoderar-se do dom de escrever para transmitir, compartilhar, doar parte do tesouro guardado em sua alma, que embora muitas vezes esteja sangrando, vale seu peso em ouro.
Expor-se sem tornar-se vulnerável, publicar sua dor sem vitimizar-se, demonstrar sua derrota sem virar escárnio.
Essa é a missão do poeta. 
Que ainda precisa acrescentar a esses cuidados, beleza, rima, encantamento e suavidade, para quem sabe tocar uma alma tão ou mais doente que a sua e fazê-la desejar tornar-se sã.
E viva o poeta, que se expõe para que o outro se resguarde.
Quando cala-se o poeta, calam-se suas rimas, sua sensibilidade, seu desprendimento e toda a sua generosidade. 
Resta apenas o homem. 
Simples, medíocre, tímido e egoísta.

REFLEXÃO DO DIA:
"Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr." 
(Eclesiastes 1:7) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/1
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postagens mais lidas

SEU MORTO

Cada um com o seu Nunca se falou tanto sobre morte como nos últimos 2 anos. Esse cenário é revelador, nos mostra muito do ser humano e sua individualidade coletiva.  Deseja-se militar por uma igualdade de valorização da vida, no entanto, os mortos anônimos são velados por seus entes queridos que choram a perda e sofrem sua dor isoladamente. Já os famosos, os que merecem atenção, são velados em rede nacional, recebem aplausos, passeatas e abaixo-assinado. A verdade é que a dor é solitária, sempre foi e sempre será, mas os anônimos são solitários e abandonados. O luto é completamente exclusivo, inesperado, individual e sombrio. Tem tempo, cheiro, cor, nuances e muita escuridão. Cada pessoa reage de forma única à sua perda. Há quem vele seu morto até que sua própria morte chegue. Há quem se negue a viver essa separação e siga a vida como se nada a tivesse chacoalhado.  Há mortes que enterram histórias, há outras que enterram traumas, outras, desilusões, sonhos, planos e outras ta...

DEVOCIONAL

Vida Abundante Quanto tempo você tem para Deus? Quando pensamos em devocional imaginamos aquele tempo exclusivo para estarmos com Deus aprimorando e fortalecendo nossa intimidade. Esse tempo é muito importante e de fato especial, único. No entando, temos que ter em mente que o Espírito Santo habita em nós e Cristo é a vida em nós. Isso se você é alguém que crer em Jesus como filho de Deus e salvador de sua vida, se O entregou seu coração. Considerando esse fato(da vida de Cristo em nós), e o fato de sermos o templo do Espírito Santo, é certo afirmar que nosso "tempo com Deus" é constante e ininterrupto. Isso significa que esteja você onde estiver, faça o que fizer, Deus estará bem ali, em você e com você.  Pensando nisso, vale a reflexão: Como tem sido o seu tempo com Deus? O que seus olhos tem observado? O que seus ouvidos tem ouvido? O que seu coração tem idealizado? Como teem sido seus relacionamentos? Ou seja, por onde você tem compartilhado Deus? De que forma? O que voc...