Pular para o conteúdo principal

QUANDO O POETA SE CALA

O poeta fala com sua alma
Derrama-se quando ela encontra-se em trevas.
Quando o poeta se cala, entristecem-se todas as letras.
De formas diversificadas cada poeta exprime suas mazelas, seus temores, amarguras, fracassos, decepções ou tão somente sua perplexidade diante da vida.
Tal qual o pintor que faz seu traço de forma impar, o poeta doa-se de maneira particular, embora compartilhe sua dor com todos os olhos que se entregam as suas linhas decoradas de letras que falam.
O amante da poesia pode deparar-se com letras objetivas, que narrem com simplicidade a vida como ela é, ou ainda embebedar-se da mais profunda fonte de delírios poéticos. Ou quem sabe, viajar para um mundo de imaginação guiado por tão enigmáticas rimas. Talvez enamorar-se por românticas declarações de amor vestidas de letras e carregadas de sentimentos.
Todo poeta vive seu próprio conflito.
Uns são tão intrigantes que torna-se impossíveis travesti-los de poema. 
A fonte da criatividade parece parar de jorrar e tudo o que o poeta consegue é descrever superficialmente a razão de sua dor.
Falar, sem nada dizer é fácil.
Difícil é apoderar-se do dom de escrever para transmitir, compartilhar, doar parte do tesouro guardado em sua alma, que embora muitas vezes esteja sangrando, vale seu peso em ouro.
Expor-se sem tornar-se vulnerável, publicar sua dor sem vitimizar-se, demonstrar sua derrota sem virar escárnio.
Essa é a missão do poeta. 
Que ainda precisa acrescentar a esses cuidados, beleza, rima, encantamento e suavidade, para quem sabe tocar uma alma tão ou mais doente que a sua e fazê-la desejar tornar-se sã.
E viva o poeta, que se expõe para que o outro se resguarde.
Quando cala-se o poeta, calam-se suas rimas, sua sensibilidade, seu desprendimento e toda a sua generosidade. 
Resta apenas o homem. 
Simples, medíocre, tímido e egoísta.

REFLEXÃO DO DIA:
"Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr." 
(Eclesiastes 1:7) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/1
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postagens mais lidas

VOCÊ É LÂMPADA OU VELA?

Qual a fonte de sua luz? Ser vela é poético e altruísta.  Tem luz própria e sua luz é compartilhada de forma a clarear quantos ambientes forem possíveis. Doa-se em favor do outro. Porém, desgasta-se no processo, se consome até que não reste mais nada, nenhum facho de luz.  A fonte é própria e finita, não há onde recarregar.  Ser lâmpada é iluminar sem se desgastar.  É ser luz buscando energia em outra fonte.  A fonte é Jesus , a luz do mundo .   A lâmpada se ilumina e leva a luz para os outros. Pode iluminar quantas pessoas e ambientes forem preciso, não há desgaste pois tem onde recarregar.  Tal qual a vela, a lâmpada é altruísta e doa-se em favor do outro, mas tem consciência que não é capaz de ser sua própria fonte de energia, que não consegue iluminar o mundo sem se desgastar.  Reconhece sua limitação e busca se alimentar antes de alimentar o outro. Você é vela ou lâmpada?  Você ilumina ou clareia?  ...

O TICO E O TECO

O TICO E O TECO Tenho os dois, mas funcionam alternadamente. É sério gente! Quando sou colocada em confronto ou sobre pressão, quando preciso pensar rápido eles entram em conflito e um se apaga, acho que desmaia, deixa o outro na mão. Ultimamente estou sendo colocada em situações onde os dois precisam trabalharem juntos. Eles não estão acostumados com essa rotina, então acabam ficando exaustos e não acontece aquele entrosamento que faz a coisa fluir melhor, afinal eles mal se conhecem, apesar de serem vizinhos. Tem sido uma experiência e tanto trabalhar com os dois ao mesmo tempo. As vezes conseguimos resultados surpreendentes, até me orgulho. Mas quando começam a exigir muito de nós, ter que pensar em várias coisas ao mesmo tempo, produzir várias coisas ao mesmo tempo, aí a casa cai. Acho que meus amiguinhos são bem cavalheiros, um sede espaço para o outro. Por isso que enquanto um trabalha o outro descansa. Mas o tal trabalho em equipe também precisa ser valorizado, principalmente pa...