Pular para o conteúdo principal

SERES RACIONAIS

Me questiono sobre o que exatamente é ser RACIONAL?
O ser humano é racional. 
Isso basicamente é o que nos difere dos animais.
Ambos somos seres. Classificados como racionais e irracionais.
Porém, o que vejo ao meu redor e no mundo inteiro, são pessoas agindo como animais.
Pessoas que se matam por nada, quando os animais matam para sobreviverem e essa é a lei deles, a vida não os deu outra opção.
Pessoas que se rejeitam pela aparência, classe social, cor da pele, religião, classificação sexual e até peso.
Seres racionais que usam a internet e o telefone para eliminar participantes de um reality show e elegem (ou  se abstêm) nas urnas homens que empobrecem o país. 
Criticamos, julgamos e caçoamos de pessoas que por suas razões e escolhas pessoais decidem pelo celibato, e achamos normal meninas de 12 anos perderam sua inocência e juventude engravidando e criando novos seres humanos sem direção, sem rumo, sem estrutura, sem capacidade para mudar o que está errado.
Criticamos os governantes pelas enchentes no país e jogamos o papel de bala pela janela do carro ou do ônibus sem o menor constrangimento.
Pensamos e pensamos do alto de nossa racionalidade e andamos em círculos.
Não há nada de novo de baixo dos céus. 
Tudo se recicla, se repete, se copia.
Somos o reflexo de nossos pais, que foram o reflexo dos pais deles e assim nos repetimos sem parar.
E mesmo tendo passado pelas mesmas situações incontáveis vezes, repetimos os mesmos erros, reclamamos das mesmas coisas, buscamos o mesmo e terminamos nos voltando para dentro de nós na tentativa desesperada de um recomeço.
Nos repetimos mas não aprendemos, ao invés disso nos cansamos e por vezes desistimos.
Amamos sermos racionais por que podemos pensar e fazermos nossas próprias escolhas, mas escolhemos sempre repetir o erro e dar poder a quem pode nos manter como vacas de presépio. 
O que há de RACIONAL nisso?
Acho que apenas a habilidade de sermos capazes de reconhecermos que os seres irracionais são mais  eficientes do que nós, ao viverem exatamente como lhes cabe viver.
Não se metem a mudar o projeto original por que não existe prepotência e egos inflados que os levem a isso. 
Limitam-se a serem o que sabem ser, ao passo que nós, os racionais, tentamos incansavelmente melhorar o que já foi feito com perfeição e nessa tentativa erramos sempre mais e mais sem percebemos que a vida passa sem que um de nós se quer tenhamos sido plenos e alcançado o que tanto desejamos, se é que sabemos mesmo o que queremos.

REFLEXÃO DO DIA:
"O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol". 
(Eclesiastes 1:9) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/1
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

  1. A mudança está em simplesmente mudar. O ser humano é sim fruto do seu passado e tem a tendência de repetir os atos passados que muitas vezes nem os pertencem, mas é de posse dos pais. Mas essa indignação que nos gera por querermos mudar pode ser uma solução, é clichê de psicologia isso, mas pra mudar tem que fazer diferente e se acostumar com o "novo jeito" que com certeza só será aximilado a fórceps!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário!
solangelimaproducoes@hotmail.com

Postagens mais lidas

VOCÊ É LÂMPADA OU VELA?

Qual a fonte de sua luz? Ser vela é poético e altruísta.  Tem luz própria e sua luz é compartilhada de forma a clarear quantos ambientes forem possíveis. Doa-se em favor do outro. Porém, desgasta-se no processo, se consome até que não reste mais nada, nenhum facho de luz.  A fonte é própria e finita, não há onde recarregar.  Ser lâmpada é iluminar sem se desgastar.  É ser luz buscando energia em outra fonte.  A fonte é Jesus , a luz do mundo .   A lâmpada se ilumina e leva a luz para os outros. Pode iluminar quantas pessoas e ambientes forem preciso, não há desgaste pois tem onde recarregar.  Tal qual a vela, a lâmpada é altruísta e doa-se em favor do outro, mas tem consciência que não é capaz de ser sua própria fonte de energia, que não consegue iluminar o mundo sem se desgastar.  Reconhece sua limitação e busca se alimentar antes de alimentar o outro. Você é vela ou lâmpada?  Você ilumina ou clareia?  ...

O TICO E O TECO

O TICO E O TECO Tenho os dois, mas funcionam alternadamente. É sério gente! Quando sou colocada em confronto ou sobre pressão, quando preciso pensar rápido eles entram em conflito e um se apaga, acho que desmaia, deixa o outro na mão. Ultimamente estou sendo colocada em situações onde os dois precisam trabalharem juntos. Eles não estão acostumados com essa rotina, então acabam ficando exaustos e não acontece aquele entrosamento que faz a coisa fluir melhor, afinal eles mal se conhecem, apesar de serem vizinhos. Tem sido uma experiência e tanto trabalhar com os dois ao mesmo tempo. As vezes conseguimos resultados surpreendentes, até me orgulho. Mas quando começam a exigir muito de nós, ter que pensar em várias coisas ao mesmo tempo, produzir várias coisas ao mesmo tempo, aí a casa cai. Acho que meus amiguinhos são bem cavalheiros, um sede espaço para o outro. Por isso que enquanto um trabalha o outro descansa. Mas o tal trabalho em equipe também precisa ser valorizado, principalmente pa...