Pular para o conteúdo principal

MEDO NA MEDIDA CERTA

Vivendo momentos de tensão com a proximidade da apresentação da peça em outubro desse ano. Falta pouco mais de 1 mês.
Muitos ensaios, muitas falas para decorar, pouco tempo para ensaiar e muito medo de falhar.
É assim que me sinto.
Mas gosto de desafios, acho que me instiga a viver com menos tédio.
Sempre me achei incapaz, menor, sempre com medo de não conseguir fazer, de não dar certo, mas de repente parei para olhar minha trajetória e vi que tudo o que me propus a fazer, mesmo sem ter a mínima experiência, deu certo. 
Sempre consegui aprender o que não sabia, a superar todos os obstáculos e dar conta do recado com êxito.
Mesmo assim ainda tenho medo quando me deparo diante de algo novo, acabo me remetendo aos  pensamentos pessimistas de que não serei capaz.
Me ocorreu que talvez haja um lado positivo nesse medo. 
Um pouco de medo nos faz ter cautela, ir devagar, refletir, pensar antes de agir, calculando riscos, procurando aprender para fazer o melhor, se esforçando para conseguir superar a insegurança de não conseguir.
Acredito que tudo isso nos dê mais ânimo, combustível e vontade de vencer.
O jogo fica mais justo.
Quando entramos já achando que somos vencedores antecipadamente, qual é a graça?
Erramos as vezes no excesso de confiança.
Deixamos escapar detalhes que não enxergamos por conta do brilho em nossos olhos, que reflete nossa arrogância e auto suficiência.
Nem tanto ao mar nem tanto a terra.
Nem devemos nos achar o mais miserável inútil de todos e tão pouco o mais insuperável.
Tudo na vida precisa ser equilibrado, até mesmo o medo.
Ele dever ser o suficiente para lhe proporcionar cautela sem lhe paralisar.
O ideal é entrar no jogo sabendo que tem habilidades para buscar as armas necessárias, que é capaz de adquirir a capacitação que lhe faltar no meio do percurso e que sempre terá algo a aprender, que conhecimento nunca é demais.
O tamanho do nosso ego é o tamanho do nosso tombo.
Se você se acha um fracassado incompetente, saiba que todo mundo é capaz de criar oportunidades, aproveitá-las e adquirir capacitação durante um processo.
E se você se acha insuperável, lembre-se que todos os dias a vida nos da uma nova lição.

REFLEXÃO DO DIA:
"O bom siso te guardará e a inteligência te conservará"(Provérbios 2:11)- http://www.bibliaonline.com.br/acf/pv/2

  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postagens mais lidas

FOBIA DE LAGARTIXA

Você não é o(a) único(a) a temer esses monstros. Essa é a primeira informação que deves ter. Das mais de 600 postagens desse blog, essa é a campeã de leitura. Tem presença fixa em primeiro lugar na lista das mais lidas da semana. São mais de 6.791 pessoas que leram essa postagem, mais de 68 comentários, ou seja, pelo menos há mais 6.700 pessoas que sentem o mesmo medo que você, e esse número cresce todos os dias. Por tanto, ignore aqueles que te apontam tirando sarro do seu medo, cada um sabe o que sente. Agora, boa leitura! Espero que encontre aqui alguma ajuda. FOBIA   nome genérico das várias espécies de medo mórbido      aversão a alguma coisa Herpetofobia  — medo de répteis ou coisas que arrastam. Gente, quem aí tem medo de lagartixa ? Eu não tenho medo! Tenho pavor, pânico,terror, desespero... tudo o que você possa imaginar. Costumava ficar paralisada diante de uma quando era criança, só gritava sem parar, mas era incapaz de sair do lu

LAGARTIXAS(o monstro do pântano) - COMO VENCER O MEDO

No ano passado descobri que era uma pessoa normal. Achava que o medo descabido que tenho por lagartixas faziam de mim alguém com probleminhas, mas após postar aqui no blog sobre a minha fobia por esse ser abominável, encontrei muitas aliadas e fiquei tranquila em relação a minha sanidade. Não fazia idéia de que havia tanta gente no mundo com medo de lagartixa, medo não, pânico, pavor, fobia. O que mais me irrita é ouvir as pessoas "corajosas" dizerem que é um bichinho inofensivo, que não faz nada de mais, está ali pra limpar a casa, blá, blá, blá. Fala sério! Medo é medo, não tem explicação. Tem que respeitar o medo da pessoinha, tadinha. Me sentia incompreendida e sozinha no mundo, a mercê dessas zoíudas enxeridas que insistem em enfeitar as paredes da minha casa, até que descobri amiguinhas que compartilham da mesma fobia que eu. Recebi vários e-mails pedindo dicas de como se livrar dessas infelizes e como vencer o medo. Bem, se livrar de vez acho que nã