Pular para o conteúdo principal

POR QUE ADMIRAMOS AS PESSOAS?



Estive pensando...
Quando admiramos alguém estamos admirando aquela pessoa mesmo ou o nosso eu?
Admiramos o que na verdade gostaríamos de ser, ou de ter sido.
Admiramos o outro por que ele conseguiu ser o que eu desejei ou até tentei ser mas não consegui.
É como se o nosso inconsciente estivesse falando para o outro:
-Parabéns, você conseguiu!
Nos enxergamos no outro
Nos projetamos no outro
Nos realizamos no outro
Quantas mulheres se apaixonam desesperadamente por um homem que tem qualidades que só ela enxerga, só ela vê, quando na verdade estão apenas dentro da cabeça dela, do desejo que ela tem de estar com um homem que a ofereça tudo o que ela espera ter em um relacionamento. Ela idealiza o homem perfeito e acredita estar diante dele, daí em diante tudo o que ele fizer será magicamente perfeito.
Os defeitos viram qualidades, as qualidades viram o ápice da perfeição.
Aliás, quando desejamos uma pessoas com esse prisma de que ela nos traga complementos, nos faça feliz, mas uma vez estamos nos projetando no outro.
Passamos para o outro a incumbência de fazer por nós o que nós não conseguimos fazer.
De realizar nossos sonhos, de nos projetar, nos amar, nos entender.
Por isso os relacionamentos fracassam, por que acaba sendo uma relação de um só.
Onde só um, vive por dois
Viver à sombra do outro, alimentando-se do que oferece, das realizações dele, do amor do outro, dependente.
Isso é o que muitas mulheres fazem, homens também, mas as mulheres parecem demonstrar mais, pelo fato de terem menos dificuldades em exporem suas fraquezas, suas limitações, talvez por isso sejamos chamadas de sexo frágil.
Quando um fã admira seu ídolo exageradamente certamente se vê nele se projeta, se imagina no lugar dele e por tanto, apaixona-se na verdade pelo seu próprio sonho.
Claro que podemos admirar as pessoas, mas quando o fizer pense se é realmente a ela que você está admirando ou se está a admirar a si mesmo, do lado de fora.

reflexão do dia
"Amarás o teu próximo como a ti mesmo"
(Marcos 12:31)http://bibliaonline.com.br/mc/12

Comentários

Postagens mais lidas

VOCÊ É LÂMPADA OU VELA?

Qual a fonte de sua luz? Ser vela é poético e altruísta.  Tem luz própria e sua luz é compartilhada de forma a clarear quantos ambientes forem possíveis. Doa-se em favor do outro. Porém, desgasta-se no processo, se consome até que não reste mais nada, nenhum facho de luz.  A fonte é própria e finita, não há onde recarregar.  Ser lâmpada é iluminar sem se desgastar.  É ser luz buscando energia em outra fonte.  A fonte é Jesus , a luz do mundo .   A lâmpada se ilumina e leva a luz para os outros. Pode iluminar quantas pessoas e ambientes forem preciso, não há desgaste pois tem onde recarregar.  Tal qual a vela, a lâmpada é altruísta e doa-se em favor do outro, mas tem consciência que não é capaz de ser sua própria fonte de energia, que não consegue iluminar o mundo sem se desgastar.  Reconhece sua limitação e busca se alimentar antes de alimentar o outro. Você é vela ou lâmpada?  Você ilumina ou clareia?  ...

A CARA DA SABEDORIA

A sabedoria tem cara e nome, chama-se  humildade . Você pode constatar isso no texto bíblico de Tiago capítulo 3 versículo 13 que diz: "Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.   O mesmo Tiago, no versículo 17, diz que a sabedoria é pura , pacífica , moderada , tratável , cheia de misericórdia e bons frutos , sem parcialidade e sem hipocrisia.  Se você é aquela pessoa que não acredita na bíblia porque ela foi escrita por homens, se pergunte do porque então você acredita naquele autor, do livro incrível que você leu, passou a refletir sobre os temas abordados, e resolveu aplicá-los à sua vida. Veja a bíblia como um livro, só que tem diversos autores. É uma fonte de sabedoria e convenhamos... essas características da sabedoria, não te parecem algo muito bom de se desejar? A inteligência faz o caminho contrário. Ela te capacita a mascarar essas...