Pular para o conteúdo principal

SIM, TAMANHO É DOCUMENTO

Qual o tamanho de nossa grandeza?


Gosto de pensar que quanto menor somos maiores ficamos. 
Vivemos em um mundo megalomaníaco, cheio de alter egos, insatisfações, frustrações, inveja, discórdia, exposições excessivas de uma felicidade cristalizada e um julgamento desenfreado, desmedido e hipócrita. 
Um professor meu costuma dizer que o ser humano é a experiência de Deus que não deu certo. Discordo, Deus fez o seu melhor, nos criou perfeitos, mas nos deu o livre arbítrio e isso nos tornou imperfeitos. 
Dentro de uma grandeza existe sempre um pequeno ego, que está ali só para sinalizar e garantir o respeito pelo amor próprio. Na grandeza não importa quem vence, importa lutar. É a grandeza que percebe o próximo apesar de si mesmo, e também é ela que distingue o pequeno do mesquinho.
Grandes atitudes, lugar de destaque, holofotes e condecorações não são sinônimos de grandeza. É como confundir pobreza, falta de instrução e cultura com humildade. Dentro da humildade pode haver riqueza, todos os tipos dela; bem como, cultura e o mais alto nível de instrução, de igual modo, o orgulho exacerbado e o ego inflado podem habitar na pobreza.
Feliz o homem que consegue ser pequeno independente de sua colocação social ou eclesiástica. Triste o homem que podendo ser grande escolhe ser exaltado. 
Aqueles a quem a sociedade amiúde classifica como grandes, são protagonistas de uma verdadeira hecatombe emocional. Verdadeiramente para notar um grande homem é preciso ser tão pequeno quanto ele.



Por Solange Lima 

e-mail: solangelimaproducoes@hotmail.com

WhatsApp (13) 98129 3515

Comentários

Postagens mais lidas

NOTÍVAGO

Amo a noite porque ela me blinda das influências externas e me coloca em contato com meu eu. Enquanto dorme a moralidade, tomo posse de um mundo só meu. Abraço minha alma e me aconchego no conhecimento. Alimento-me dos banquetes solitários dos poetas. Enquanto descansa a avidez dos operários do sucesso, silenciosamente conduzo a trajetória dos anseios da minha alma. A serenidade da noite acalma minhas expectativas certificando-me de minha humanidade, neutralizando meus super poderes.  Por companhia só as estrelas, que brilham modestamente, sem anular a beleza do espetáculo sobre o negro palco, a caixa preta que parece ser a guardiã das respostas que os homens procuram. Prefiro a noite porque iluminar a claridade não me parece a forma mais autêntica de explorar minha energia. A escuridão da noite é o candeeiro de meus pensamentos. O palco da minha solidão, onde ensaio minhas personagens e aprimoro minha gênesis. REFLEXÃO DO DIA: " Assente-se solitário e

DE QUE LADO JOGAR A REDE?

As vezes nos sentimos sem rumo, sem uma direção concreta do que devemos fazer ou de que forma fazer. Corremos atrás de um objetivo, conquistamos e quando estamos realizados começamos sentir faltar de algo. A árvore parece não florescer mais, não da mais frutos. Tem hora que conseguimos virar o jogo e partir para uma nova empreitada, uma nova conquista que nos faça sentirmos vivos de novo. Mas ha momentos em que paralisamos e não sabemos que rumo tomar. Há pessoas que precisam sentir os pés no chão, saber onde vai dar o caminho que pretende trilhar. Outras só precisam de um novo caminho, tanto faz onde vai dar, desde que chegue a algum lugar. Aventureiros ou fincados no chão, todo mundo passa por momentos de incerteza ou de frustração. E as vezes a resposta está ali bem pertinho, dentro do próprio barco, basta remar para outro lado. Mas que lado? Em que direção? Há uma passagem bíblica em que Jesus da a direção à alguns discípulos que passaram a noite pescando mas nada conseguiram.  Jes