Pular para o conteúdo principal

DONA DA VONTADE

É VOCÊ QUE DOMINA SUA VONTADE OU ELA QUE TE DOMINA?



Domínio próprio, um fruto do espírito.
Segundo o apóstolo Paulo, que relata no livro de Gálatas capítulo 5, alguns reflexos de uma alma direcionada pelo espírito santo de Deus.
O domínio próprio é também denominado como temperança, o que significa que é um fruto do espírito que lhe permite ter o controle emocional, ser o regente de sua própria vontade, de suas emoções.
Há quem não creia na bíblia e ainda assim possua temperança. Isso se deve ao fato do ser humano ser dotado de inteligência. Logo, podemos e devemos sermos os donos de nossa mente.
Mas é uma tarefa fácil? 
Certamente que não.
Muitas vezes nos cansamos de sermos marionetes do sistema, da vida, dos pais, do cônjuge, da família, dos filhos, dos amigos, e decidimos em um surto de independência emocional seguirmos nossa vontade própria e fazermos exatamente o que nos der na telha, na veneta. 
As vezes é bom, necessário. O problema é que em geral fazemos isso sem uma boa estratégia, sem preparo, reflexão, fazemos como um grito, para nos auto afirmar e mostrarmos quem manda.
O resultado é que pode ser que a insanidade, que é muito amiga da razão, lhe dê conselhos suicidas e você parta para uma vida sem regras próprias, fazendo só o que sua vontade lhe diz pra fazer.
É tão bom fazer o que se quer!
Estimulante, revigorante, animador. 
Mas também pode ser destrutivo.
Então, qual o melhor caminho a seguir?
Como sempre, o equilíbrio.
Nem tanto ao mar nem tanto a terra. 
Nem sejamos marionetes, nem sejamos donos da verdade.
É você quem deve mandar na sua vontade e não ao contrário. 


Por Solange Lima

Comentários

Postagens mais lidas

FOBIA DE LAGARTIXA

Você não é o(a) único(a) a temer esses monstros. Essa é a primeira informação que deves ter. Das mais de 600 postagens desse blog, essa é a campeã de leitura. Tem presença fixa em primeiro lugar na lista das mais lidas da semana. São mais de 6.791 pessoas que leram essa postagem, mais de 68 comentários, ou seja, pelo menos há mais 6.700 pessoas que sentem o mesmo medo que você, e esse número cresce todos os dias. Por tanto, ignore aqueles que te apontam tirando sarro do seu medo, cada um sabe o que sente. Agora, boa leitura! Espero que encontre aqui alguma ajuda. FOBIA   nome genérico das várias espécies de medo mórbido      aversão a alguma coisa Herpetofobia  — medo de répteis ou coisas que arrastam. Gente, quem aí tem medo de lagartixa ? Eu não tenho medo! Tenho pavor, pânico,terror, desespero... tudo o que você possa imaginar. Costumava ficar paralisada diante de uma quando era criança, só gritava sem parar, mas era incapaz de sair do lu

A ARTE DE ENGOLIR SAPOS

Quando a opção é viver em paz Não é que você seja otário ou fraco por engolir sapos ao invés de se impor, se fazer ouvir. É questão de sensatez.  As vezes engolir sapo te faz mais sábio que o seu opressor.  Estar com a razão nem sempre significa estar no direito de se impor. O velho ditado diz que "manda quem pode e obedece quem tem juízo".  As vezes o sapo nos é empurrado pela garganta através de pessoas que estão no nosso nível, logo, sentimos vontade de mandar tudo as favas e cuspir o sapo. Mas a sensatez diz que não vale a pena se estressar, gastar energia com coisas insignificantes e uma pessoa que quer ser a dona da verdade e gosta de empurrar sapos nas gargantas alheias tem que ser considerada insignificante, irrelevante. Se você tem dificuldade de engolir sapos e precisa sempre dar a ultima palavra, então precisa repensar suas atitudes e sua posição no mundo. Talvez sinta-se superior e por tanto, precisa ser ouvido e ter suas colocações acatada