Pular para o conteúdo principal

TEM CURA PARA O PASSADO?

Para saber como será o seu futuro veja como tem sido seu presente.
Seu passado será a colheita do que plantar no presente.
Porém, o presente é também a colheita ou o reflexo do que plantamos e/ou vivemos no passado.
Tem cura para o passado?
Os consultórios de psicanálise estão cheios de indivíduos buscando se conhecer.
Não há como se conhecer sem passear pelo passado.
Visitamos o passado apenas para entender os motivos que nos fizeram ser quem somos hoje, ou temos a esperança e a possibilidade de concertarmos algo que melhore nosso presente e futuro?
Acredito que não há como alterar o que já passou, não tem como revisar os capítulos.
Mas o fato de conhecermos as linhas que desenharam nosso presente, nos permite saber que traçado devemos usar para dar novas formas ao desenho de nossas vidas. 
Muita gente defende a tese de que não se deve olhar para trás; eu acredito que a viagem até o passado deve ser uma excursão, sem decida para descanso.
É necessário conhecer a história para entender a origem de nossas vidas, mas não é aconselhável parar na linha do tempo e tornar estéril a evolução. 
Pode ser que não haja cura para o passado, mas há como colher matéria prima para desenvolver o remédio para o presente.


REFLEXÃO DO DIA:
"Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta."
(Eclesiastes 7:10) - http://www.bibliaonline.com.br/acf/ec/7
  • para entrar me contato com Solange Lima mande e-mail para "oblogdasolangelima@hotmail.com"

Comentários

Postagens mais lidas

NOTÍVAGO

Amo a noite porque ela me blinda das influências externas e me coloca em contato com meu eu. Enquanto dorme a moralidade, tomo posse de um mundo só meu. Abraço minha alma e me aconchego no conhecimento. Alimento-me dos banquetes solitários dos poetas. Enquanto descansa a avidez dos operários do sucesso, silenciosamente conduzo a trajetória dos anseios da minha alma. A serenidade da noite acalma minhas expectativas certificando-me de minha humanidade, neutralizando meus super poderes.  Por companhia só as estrelas, que brilham modestamente, sem anular a beleza do espetáculo sobre o negro palco, a caixa preta que parece ser a guardiã das respostas que os homens procuram. Prefiro a noite porque iluminar a claridade não me parece a forma mais autêntica de explorar minha energia. A escuridão da noite é o candeeiro de meus pensamentos. O palco da minha solidão, onde ensaio minhas personagens e aprimoro minha gênesis. REFLEXÃO DO DIA: " Assente-se solitário e

DE QUE LADO JOGAR A REDE?

As vezes nos sentimos sem rumo, sem uma direção concreta do que devemos fazer ou de que forma fazer. Corremos atrás de um objetivo, conquistamos e quando estamos realizados começamos sentir faltar de algo. A árvore parece não florescer mais, não da mais frutos. Tem hora que conseguimos virar o jogo e partir para uma nova empreitada, uma nova conquista que nos faça sentirmos vivos de novo. Mas ha momentos em que paralisamos e não sabemos que rumo tomar. Há pessoas que precisam sentir os pés no chão, saber onde vai dar o caminho que pretende trilhar. Outras só precisam de um novo caminho, tanto faz onde vai dar, desde que chegue a algum lugar. Aventureiros ou fincados no chão, todo mundo passa por momentos de incerteza ou de frustração. E as vezes a resposta está ali bem pertinho, dentro do próprio barco, basta remar para outro lado. Mas que lado? Em que direção? Há uma passagem bíblica em que Jesus da a direção à alguns discípulos que passaram a noite pescando mas nada conseguiram.  Jes